Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Por uma disciplina obrigatória; prática e teórica, de educação civica e ética nas escolas

Para: Ministério da educação

Excelentissimos (as) senhores (as):

Mais importante do que haver natação ou karaté numa escola é haver educação civica para uma convivência em sociedade mais pacifica e o planeta continuar habitável para todos:adultos e crianças. Vejo muitos pais contentes por poder adquirir a Playsation portátil e a roupa de marca (os que podem) para os filhos mas vejo menos preocupação em fazer deles bons cidadãos e boas pessoas; que respeitem os outros, os animais e a natureza. Os professores debatem-se com problemas em manter o respeito nas aulas e fora delas, a violência nas escolas é notícia frequente actualmente e há cada vez mais deliquência juvenil para além de me parecer que a crise de valores torna urgente uma disciplina que incuta esses mesmos valores já quem em casa por vezes faltam.
Continuo a ver jovens e crianças atirar lixo para o chão, têem vindo a público casos de maus tratos a animais por parte de adolescentes fora os muitos casos de bullying...é urgente ensinar a respeitar diferenças: de personalidade, de raça, de religião, de classe social, de idade, de desenvolvimento intelectual, mais respeito pelos deficientes e doentes mentais, pelos idosos e até pelos vizinhos e toda a comunidade envolvente: porque coisas como fazer ruído a altas horas da noite na rua sem respeito por quem vai trabalhar, desrespeitar idosos, maltratar animais ou o desprezo pelo meio ambiente, são coisas que não devem fazer parte de um ser humano bem formado e com sentido de comunidade, a mesma que elogiamos por exemplo aos países nórdicos em muitos aspectos: ecologia, respeito por todos os seres vivos e sentido de intervenção civica. O défice de sentido de intervenção cívica e cívismo propriamente dito, condenam uma nação a ficar parada no tempo sem a sua mentalidade evoluir no sentido de se constituir como nação verdadeiramente avançada, que é coisa que não se vê no número de estádios e estradas que temos ou deixamos de ter, mas no bom exemplo que podemos ou não constituir em matéria de qualidade de vida. E que qualidade de vida ou respeito pode angariar um país onde hajam toneladas de lixo espalhadas pelos parques naturais? ou a indolência de um cigarro atirado pela janela cause um incêndio? ou onde os animais vagueiem famintos pelas ruas? ou onde a liberdade de uns se intrometa com a de outros impedindo-os de viver a sua vida como desejam e é legitimo que vivam? e que pais podem desejar criar um filho mal educado ou mau cidadão de um país que se mantém atrasado na mentalidade? é hipotecar o futuro...

Assim esta disciplina seria pois obrigatória quer em escolas, quer em universidades (embora dada a situação do país para já talvez fosse preferível dar prioridade às escolas preparatórias e secundárias) mas também alguns ensinamentos mais introdutórios e, obviamente, adaptados à idade, no pré-escolar.
Teria que ser uma disciplina nuclear como o português e matemática e história e repetida em graus ao longo do ensino: básico ao secundário. Teria uma componente prática forte: que podia incluir 1 hora de voluntariado ou activismo (à escolha) por semana e debates ou saídas de campo e enfim ser ensinada de forma menos autoritária e mais apelativa. Os testes de avaliação contariam apenas para melhoria de classificação e não para piorar a mesma de modo a não incutir um sentimento de enfado e opressão pois como diz o ditado popular: “com vinagre não se apanham moscas” e o que se pretende é estimular o interesse e não impô-lo.
Desta deveriam fazer parte ou ser abordados os seguintes temas:

-Respeito pelas diferenças: de personalidade, fisicas e mentais, de raça, de religião e crença, de classe social, de idade, de opiniões e de estilo de vida.
-Respeito pelo meio ambiente e seres vivos que o compõem
-Respeito pelos animais.
-Intervenção civica.
-Educação para os valores fundamentais e enquadramento na sociedade.

Não é que cantina, ou ginásio, ou informática, ou inglês, ou karaté, ou outro desporto, ou música não sejam importantes mas estamos a falar da formação de um ser humano não apenas para ser um sucesso no sentido económico como muitas mães ambicionam, compreensivelmente, mas para ser uma pessoa de bem, uma boa pessoa: trata-se de formação não apenas virada para o ter mas para o ser sobretudo: para a nobreza mas de carácter.

Esta disciplina em versão campanha televisiva e nos outros mídia também deveria ser fomentada com o apoio, mesmo financeiro pelo governo (espaço publicitário/tempo de antena patrocinado pelo mesmo). Isto porque entre adultos também ainda presistem algums arestas para limar em matéria de intervenção/cidadania mas em matéria de civismo e valores, embora, como em tudo na vida, não seja algo geral. É preciso não esquecer que as descargas de entulhos em parques naturais são obra de adultos, os cigarros mal apagados atirados pela janela do carro e que causam incêndios são atiradas por adultos, entre outros exemplos noutras áreas da vida também.
Uma nação unida e forte faz-se de sentido de comunidade.











Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 30 abril 2012
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
43 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.