Petição Pedido de Estatuto de Utilidade Pública para a Associação Desportiva de Fornos de Algodres
Para: Primeiro-Ministro
A Associação Desportiva de Fornos de Algodres (A.D.F.A.) tem como principal modalidade o futebol. A sua missão consiste em dotar todos os jovens do concelho de Fornos de Algodres dos instrumentos necessários para uma adequada formação enquanto homens e atletas.
A A.D.F.A. conquistou por mérito próprio um lugar na identidade de cada fornense. Tal conquista teve por base a sua vincada matriz de formação, bem como a importância da A.D.F.A. na afirmação de todo um concelho no panorama distrital.
Ao longo de 40 anos formámos imensos jovens na nossa associação. A A.D.F.A. orgulha-se de, ao longo destes anos ter funcionado como um catalisador para a aprendizagem de determinados valores, que apenas um desporto colectivo praticado numa associação com princípios bem definidos como a nossa, pode ambicionar conseguir.
Conquistámos ao longo da nossa história todos os títulos existentes ao nível do futebol distrital, em todas as camadas. Somos efectivamente um dos clubes mais representativos do Distrito da Guarda. Inerente à formação de homens para o futuro, a A.D.F.A. tem também formado atletas de elite, atletas internacionais portugueses, como são o caso de Daniel Candeias, Rui Miguel Rodrigues e José Bosingwa.
A importância da nossa associação no panorama concelhio é extremamente significativa. A A.D.F.A. formou ao longo de toda a sua história entre 2500 a 3000 jovens no concelho de Fornos de Algodres. Contribuímos assim para a educação de imensas crianças, substituindo ou potenciando muitas das vezes o papel formativo de pais e educandos, garantindo desta forma uma evolução sociocultural de todo um concelho.
A A.D.F.A. é na nossa opinião merecedora do Estatuto de Utilidade Pública, na medida em que, perante o exposto, tem feito efectivamente ao longo da sua história Serviço Público em prol da comunidade.