Petição Por uma politica real de emprego sustentado
Para: Conselho Europeu; Comissão da União Europeia
O fenómeno do desemprego no mundo e em particular na Europa atingiu um patamar tão elevado e de tão drásticas consequências que o transformaram não só numa calamidade social como um atentado ao direitos humanos inscritos na carta da ONU.
A sociedade global atingiu tal desenvolvimento tecnológico e de infraestruturas que uma pessoa desempregada ou em situação profissional precária não consegue nos nossos dias sequer sobreviver sem o apoio de outros, muitos vivem em situação de extrema dependência e sem hipótese sequer de tentarem a sua sorte como pequenos empresários ou de promoverem iniciativas singulares de desenvolverem a sua profissão.
Por outro lado há cada vez mais concentração de poder económico em grandes empresas que lhes dão também um real poder politico sobre os países e as pessoas.
É necessário estudar este fenómeno descrito na Europa e no mundo a encontrar uma politica que ajuste os poderes económicos às pessoas, para isso é necessário equacionar por certo o valor do dinheiro e dos poderes financeiros, nomeadamente controlar a desmesura da especulação.
Por outro lado também uma política verdadeira e decidida pelo lado dos direitos humanos, levar-nos-à a caminho de maior justiça e de equidade que retire a ganância da motivação exclusiva do desenvolvimento da sociedade.
O poder da Europa no mundo é ainda de grande peso, o que a torna num ator essencial no debate internacional sobre estas matérias.
O mundo está ligado, sabemos hoje, graças aos grandes media dos problemas gerais da humanidade, não nos escondam as soluções que estão à frente dos nossos olhos.
Esta luta, é uma luta também pela dignidade humana, haverá necessidade, com todos os recursos que o Homem tem hoje em dia, de viver num mundo desesperado e tão desequilibrado?
Pedimos medidas concretas e atitudes sérias e justas por parte do Conselho Europeu da EU e da sua Comissão