Petição Baixar preços dos combustíveis
Para: Assembleia da República
Exmos Srs.e Sras. Deputados/as,
como é do vosso conhecimento, desde 2004 ano da introdução da liberalização nos preços dos combustíveis, que o preço dos mesmos não tem parado de subir. A medida introduzida na altura, visava criar um mercado competitivo onde várias empresas poderiam apresentar preços significativamente diferenciados beneficiando deste modo o consumidor.
No entanto e ao contrário das expectativas criadas, tal não veio a acontecer. Não só os preços não desceram como subiram de forma galopante. A autoridade da concorrência, que deveria zelar pelo interesse dos consumidores, tem sido ano após ano uma mera figura de estilo , incapaz de controlar seja o que for.
Nos dias de hoje, não só todas as revendedoras vendem a preços muito semelhantes , como vendem sempre pelo preço mais alto possível.
Actualmente não existe qualquer justificação que possa sustentar de forma aceitável as subidas permanentes do preço dos combustíveis em completo desfasamento com a subida do preço do barril de brent. Se o mercado funcionasse, os consumidores seriam prejudicados na subida mas beneficiaram também das descidas.
Como desde 2004, a realidade dos factos se encarregou de provar que o modelo de flutuação livre de preços não funciona, vimos por este meio pedir o regresso ao modelo de preços fixados pelo estado, como forma de controlar os exageros do mercado e garantir a baixa do preço dos combustíveis.