Petição Subsídio de deslocação para Professores

Subsídio de deslocação para Professores

“Diz-me e eu esquecerei,
Ensina-me e eu lembrar-me-ei,
Envolve-me e eu aprenderei”
Provérbio chinês
O papel de um professor no ensino é de extrema importância. Ele é variado, complexo mas motivador. Pretende-se que um professor seja inovador, dinâmico, comunicativo, crítico e “eficaz.” Ele deve ensinar mas também educar, transmitir conhecimentos mas também incutir métodos, instrumentos de trabalho e alguns valores fundamentais nos alunos, como, por exemplo, a compreensão e o respeito pelo outro, a entreajuda ou a responsabilidade. E ainda desenvolver o espírito crítico, a reflexão mas também a criatividade e a curiosidade em termos de aprendizagem.
De forma, a desempenhar as suas funções da melhor forma, os professores devem ser justamente recompensados pelo seu desempenho. Logo, não nos parece justo que os docentes deslocados da sua residência, e afastados da sua família e amigos, não sejam remunerados por esse facto e pelas despesas extra de habitação e deslocações que têm.
Assim, e uma vez que existem diversos subsídios sociais para as mais variadas áreas, sugerimos a criação de um subsídio de deslocação para os docentes que exerçam a sua atividade a mais de 100 kms, da sua área de residência.

Esta petição foi criada em 19 março 2012