Petição Não matem o SG Filtro!
Para: Grupo Philip Morris - Tabaqueira
Ninguém é obrigado a suportar o fumo do tabaco alheio, é verdade. No entanto, também não é lícito que os fumadores sejam impedidos de fumar o tabaco que preferem, desde que não incomodem ninguém.
Esta petição visa fazer com que o Grupo Philip Morris, proprietário da Tabaqueira, volte atrás na sua decisão de acabar com a produção e comercialização dos cigarros SG Filtro, que ainda não oficializou mas que parece ir por diante face à quase total inexistência de reposição deste produto nos pontos de venda.
Desde 2004 que se assistiu a várias tentativas para "matar" uma das mais históricas marcas de cigarros portugueses, alegando os mais variados argumentos - excesso de alcatrão, excesso de nicotina, presença de um pesticida proibido. Análises levadas a cabo pela própria Direcção Geral de Saúde concluíram que esses rumores eram falsos, pelo que, cientificamente, não havia quaisquer razões para a sua retirada do mercado.
Na actual conjuntura, e nada tendo mudado nos ingredientes do SG Filtro, a única explicação possível é comercial: afinal, o SG Filtro é um cigarro "barato", que talvez não dê à Philip Morris o mesmo retorno que outras marcas do seu portfolio.
Cabe, assim, aos cidadãos, fumadores ou não, lutarem para evitar que (mais) uma liberdade individual nos seja retirada sem que sejamos consultados. Temos direito de fumar o que quisermos (desde que não sejam substâncias ilegais), mesmo sabendo que não é bom para a saúde.