Petição Salvem centenas de milhares de fotos aéreas
Para: Assembleia da República
Trabalho no Instituto Geográfico Português que brevemente vai passar a chamar-se Direção Geral do Território.
Temos em arquivo cerca de 1700 rolos fotográficos de fotografias aéreas.
Os mais antigos datam de 1944.
Começámos à pouco tempo a digitalizá-los. Visto ser um processo moroso, em 5 anos só vamos conseguir digitalizar cerca de 400.
Estes filmes mais antigos quando bem acondicionados têm uma durabilidade de 100 anos, mas vistos ter havido muito pouco cuidado o tempo de vida baixou substancialmente.
Estas fotografias servem vários intentos, desde estudar o desenvolvimento urbano de determinada zona, passando por estudos geológicos até o fazer prova em tribunal que determinadas extremas e edificações já existiam desde longa data.
Estamos a falar da cobertura do país feita várias vezes em número de centenas de milhares de fotogramas.
Ultimamente temo-nos deparado com filmes já inutilizados devido ao que é chamado síndrome do vinagre.
Seis destes filmes já não têm salvação e portanto são lixo.
A finalidade desta petição é salvar estes filmes reproduzindo-os em suporte digital e acondicioná-los de forma conveniente.
Note-se que este problema é de completo desconhecimento de praticamente todos os portugueses. Aqueles que o conhecem não têm qualquer forma de o resolver, visto nesta altura o país passar por esta imensa crise. Este problema não se compadece com os problemas económicos podendo acabar por deitarmos centenas deste espólio para o lixo.
Por favor assinem esta petição, por mim, arrisco um processo disciplinar se isto que estou a escrever for mal intrepertado, trabalho neste organismo à 31 anos e é com grande mágoa que vejo deteorar algo que tomo conta como posso à mais de duas dezenas de anos.
Paulo Martins