Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Por uma maior protecção dos idosos

Para: Assembleia da República

A solidão em que vivem muitos idosos é uma situação muito dramática e muito preocupante que merece uma reflexão profunda e a tomada de medidas a curto prazo.
Em 2011, 15.596 idosos viviam sozinhos ou isolados em Portugal.
Muitos deles, infelizmente vivem sozinhos porque foram abandonados pelos seus familiares, por se encontrarem doentes e muito debilitados.
No decurso de 2012, só nos últimos seis dias, foram encontrados dez idosos mortos em casa que já não eram vistos pelos vizinhos há algum tempo.
Neste ano europeu do envelhecimento activo e da solidariedade entre gerações, deveria ser criada uma comissão nacional para a protecção da terceira idade que sinalize e encontre respostas e soluções para os casos de isolamento, abandono, maus-tratos e negligência praticados contra os idosos bem como o lançamento de uma campanha de sensibilização a alertar para esta triste realidade.

Esta petição pública pretende que a Assembleia da República discuta em plenário e apresente propostas no sentido de ser criada uma comissão nacional para a protecção da terceira idade.

Os idosos devem ser uma preocupação da sociedade e do Estado.

O escritor Octávio Paz, tem uma frase linda e que não podia deixar de referir: "A solidão é muito bela, mas quando se tem perto de si alguém a quem o dizer."

  1. Actualização #1 Encerramento

    Criado em sexta-feira, 12 de Junho de 2015

    Apreciada na Assembleia da Republica




Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
5.240 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.