Petição Pela EVT com dois professores e pela Qualidade de ensino
Para: todos os cidadãos
Caros concidadãos. Dirijo-me a vós apelando à vossa participação nesta causa motivado por dois níveis de razões muito justas. O primeiro, refere-se aos aspetos puramente educativos e pedagógicos e o segundo, relativo ao aspeto sócio-profissional.
Assim, vou tentar sintetizar o que está em causa nesta proposta de alteração do currículo e principalmente, os seus efeitos na formação global do indivíduo, objetivo principal da educação.
Quanto ao primeiro aspeto, a alteração proposta reduz esta área do ensino a praticamente "de valor insignificante" no currículo, porque retira 3 horas semanais de lecionação a esta disciplina. Logo, menos horas significa menos tempo para expor, trabalhar, assimilar os conteúdos e aplicar as competências propostas na disciplina. Este facto conduz-nos a pensar que para quem propôs esta alteração, não é necessário para a formação global do indivíduo a aprendizagem das artes, do saber fazer, do ensino estruturado em projetos, o qual possibilita ao aluno a criatividade, a prática de técnicas específicas que melhoram a motricidade fina, que promovem o pensamento, desenvolvimento e trabalho em grupo, cujo objetivo é a aquisição de competências essenciais para novas aprendizagens e para a vida na área das artes e da tecnologia.
A formação do indivíduo para ser correta tem de ser global e portanto, não podem pôr de fora dessa formação a EVT, tal a sua contribuição para a tal formação integrada de saberes que nos formam enquanto cidadãos responsáveis e capazes de intervir nesta sociedade complicada. Ou será que querem formar gente amorfa, acrítica e sem capacidade de decidir sobre o seu futuro?
É um grande erro o que se propõe, tanto pelo que atrás se referiu mas também porque em EVT, dada a sua alargada forma de intervenção ao nível dos conteúdos propostos e da sua grande capacidade de interagir com outras disciplinas na escola, não é justificável que se acabe com uma disciplina destas, sem uma alternativa credível e estruturada, que possa justificar esta aposta errada, aliás, sabemos que é necessário intervir cada vez mais na tecnologia dada a atual conjuntura económica. Esta decisão é somente um corte nas despesas, não há outra justificação.
No que diz respeito ao segundo aspeto, a alteração curricular em vista vai originar que muitos (milhares) de professores fiquem sem emprego, para além dos que já sem encontram nesta situação desde o início deste ano letivo, quando se acabou com a área de projeto. E este facto é ainda mais relevante em EVT, porque "metade", digo bem, "metade" dos professores ficam sem horário, ou seja sem emprego. Num país evoluído, isto não se pode passar. A educação é um dos pilares da sociedade democrática e tem de ser uma aposta séria e não poderá continuar a ser desvalorizada e atacada, porque a continuar neste rumo será cada vez mais a degradação da formação dos portugueses e isso não podemos permitir.
Assinar esta petição é estar pela EVT com dois professores, pela formação global do indivíduo, pela democracia e sobretudo pela qualidade do ensino, contra a hipocrisia e degradação da educação em Portugal.