Petição para trazer Robert Muchamore à cidade do Porto
Para: Porto Editora / MundoCherub.com
A colecção de livros CHERUB tem vindo a alcançar um sucesso extraordinário, com milhões de leitores em todo o mundo, mais de cinco mil em Portugal.
Um departamento dos Serviços Secretos Britânicos tem uma particularidade. Os agentes da CHERUB (Charles Henderson's Espionage Recruit Unit B) têm todos menos de 17 anos. Este é o mote desta fantástica série de livros, com o oitavo volume já aí à porta.
Robert Muchamore é o criador deste universo paralelo, mas que, ao mesmo tempo, parece estar muito próximo do nosso. O segredo do sucesso da sua colecção, diz, reside no facto de os leitores sentiram que eles próprios podiam estar a viver as aventuras de James, Lauren, Kyle, Bruce, Kerry, ...
Por duas vezes, Robert Muchamore veio a Portugal. E, por duas vezes, a Porto Editora, que traduz e publica os livros da colecção em Portugal, optou por convidar Robert Muchamore a conduzir uma sessão de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa.
Esta seria a escolha óbvia. Afinal, Lisboa é a capital de Portugal. No entanto, nos dois anos em que Robert Muchamore visitou o nosso país, a data escolhida - um fim-de-semana em fins de Abril/princípios de Maio, época de trabalho - revelou-se extremamente inoportuna para mim, pessoalmente. Resultado: não tive qualquer oportunidade de me deslocar de Vila Nova de Gaia, onde resido, até Lisboa.
Chegamos, assim, à razão de ser desta petição.
Criei esta petição pública com o objectivo de levar a Porto Editora a convidar Robert Muchamore para comparecer numa sessão de autógrafos na cidade do Porto. A escolha óbvia do evento para a sua realização seria a Feira do Livro, que, normalmente, decorre na cidade durante o mês de Junho. Uma vez que Robert esteve cá há muito pouco tempo, é perfeitamente natural que não haja disponibilidade da sua parte nem orçamento suficiente da parte da Porto Editora para o trazer cá outra vez este ano. Contudo, fica o pedido para que o mesmo aconteça já em 2012.
Todos temos os nossos ídolos. Pessoalmente, seria muito marcante para mim estar perante o meu autor preferido e apertar-lhe a mão.
Bem sei que Lisboa é a capital de Portugal, mas o Porto é a sua segunda cidade. Acho um pouco incompreensível a razão que levou a convidar Robert Muchamore a visitar a mesma cidade dois anos consecutivos.
Fica, mais uma vez, o pedido, que deixo à consideração da Porto Editora.
Apelo, igualmente, a todos os que lerem esta petição a que a assinem, mesmo que não habitem no Porto ou no Norte do País: recordem a emoção que sentiram quando conheceram o autor do nosso imaginário e compreendam que também nós queremos viver esse momento.
Obrigado,