Petição para levar a Tribunal os responsáveis pelo estado em que o nosso País se encontra
Para: SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA; SENHOR PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA
PORTUGAL FOI TRAIDO E HUMILHADO.
OS PORTUGUESES FORAM ENGANADOS.
Os nossos filhos estão condenados a pagar uma factura elevadíssima de gastos que não fizeram nem autorizaram.
Os nossos netos carregam o peso e a responsabilidade de igual factura, que lhe caiu sobre os ombros, de forma impiedosa, mesmo antes de terem nascido.
Nem uns, nem outros, elegeram os responsáveis que agiram em seu nome e os condenaram, de forma irresponsável e criminosa, a esse trágico destino.
O mandato que é dado pelo povo aos governantes, em democracia, através do voto, é para que eles os governem com competência e lealdade. Não é para que os enganem, se aproveitem deles, os esbulhem dos seus direitos, do seu património e muito menos da sua dignidade.
Os Governantes assumem um compromisso de honra, perante o SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA, em que “juram cumprir com lealdade as funções que lhe são cometidas”. O seu incumprimento deve ser considerada uma traição ao País e um crime contra o Povo que os elegeu.
Ora, é do conhecimento público, que os nossos governantes gastaram dinheiro que não deviam ter gasto, com perfeito conhecimento de que o não tínhamos, criando encargos que sabiam não podermos satisfazer, em obras desnecessárias, em mordomias e investimentos ruinosos, apenas para alimentar clientelas e ganhar eleições.
Os Governantes foram alertados por muitas e variadas formas, por cidadãos experientes, respeitados e reconhecidamente competentes, de que as políticas que seguiam iriam conduzir o país à ruína.
Parece elementar e de bom senso que os Governos não podem comprometer o futuro de gerações, por várias décadas, em mandatos que o povo lhes confere apenas para quatro anos.
Os Portugueses vão sofrer, de forma dura e humilhante, as consequências das más decisões de um punhado de pessoas que detiveram o poder durante os últimos anos em Portugal e isso não pode ficar impune.
Por um lado, porque nos parece um acto criminoso que causou elevadíssimos danos a Portugal e aos portugueses, por outro, para que sirva de exemplo a todos os que se proponham governar o nosso País no futuro.
Assim, os subscritores desta petição, pedem que os responsáveis pelos prejuízos causados a Portugal e aos Portugueses, sejam levados a tribunal, para que se apurem as suas responsabilidades civis e criminais.