Petição Responsabilização da classe política pela crise económica
Para: Assembleia da República Portuguesa
O nosso país tem visto a sua economia a degradar-se, sendo antevista por muitos cidadãos uma possível "banca-rota".
O despesismo, o dinheiro fácil, o eleitoralismo, o clientelismo,... com que a nossa classe política conduziu a economia do nosso país, numa escalada de desequilíbrio brutal entre a riqueza gerada e as despesas criadas não poderia ter outra ponto de chegada que não a de uma catástrofe financeira!
É certo que são os cidadãos que, em eleições, ditas "democráticas", elegem os seus representantes políticos, estando, assim, na origem de todo o problema. No entanto, esse facto é, por si só, capaz de isentar de responsabilidades os nossos políticos? Indubitavelmente que não!!!
Quando alguém se candidata a um cargo político, além de estar convencido das suas habilitações para tal (...), está apoiado por uma "máquina" partidária que lhes deveria dar todo o apoio necessário às suas tomadas de decisões.
No entanto, o que se vê? No lugar dos interesses nacionais, ao invés de se verem políticos a representar o povo e a engrandecer o país, vemos interesses partidários, objectivos eleitoralistas, corrupção, clientelismo, encobrimento,... que apenas variam se determinada força política está no poder ou na oposição!
E é tão triste vê-los, depois de "pagarem" politicamente os seus erros, a liderarem empresas privadas, numa promiscuidade descarada com o poder político...
Os cidadãos signatários desta Petição vêm pedir para que a nossa classe política assuma, inequivocamente, a responsabilidade pela derrocada financeira do nosso país e que seja responsabilizada pelos prejuízos causados, mesmo criminalmente (analisando a evolução do seu património pessoal e familiar e os possíveis enriquecimentos ilícitos, assim como as suas aplicações, nomeadamente, em "off-shores") e, caso se prove dolo intencional ou de grande irresponsabilidade, a aplicação de penas de prisão.