Petição BEJA sem COMBOIO? Digamos NÃO!!!
Para: Portugal
Na segunda metade do século XIX, elementos da elite intelectual, política e económica discutiam sobre o melhor forma de modernizar o país. Muitos, defendiam a necessidade de construção de vias de comunicação.
Na verdade, o desenvolvimento dos países, das suas regiões, das suas cidades tem por base (ou deveria ter) uma rede de transportes fiável e eficiente por forma a que empresas e famílias cresçam e se desenvolvam.
Não me parece, por isso, normal que à custa da crise ou até do número insuficiente de passageiros que se acabe com uma linha que liga a Capital de um Portugal cada vez mais pobre a qualquer outra cidade ou vila ou aldeia, menos ainda quando se trata de uma cidade, capital de distrito, como a cidade de Beja.
A falta de uma via rodoviária (que parece estar em construção, finalmente!...), a interioridade e, até, ruralidade de uma pequena cidade do interior do país em nada contribuem para que o tão almejado desenvolvimento do interior, de facto aconteça.
As empresas de transportes têm uma função social que não devem ignorar. E, ameu ver, ao encerrar a linha de Beja, ou até qualquer outra, a CP está a tratar os cidadãos como cidadãos de segunda, assentes apenas na vergonhosa atitude economicista da função que desempenham.
Creio que é hora da CP arrepiar caminho e, de uma forma justa, manter a linha activa!
Agora que, finalmente, chegou a construção da Auto-estrada; agora que o aeroporto de Beja começa a funcionar, vai-se embora o comboio...
Penso que é altura de dizer BASTA!!!