Petição Os alunos dos Cursos de Turismo merecem ter professores competentes nas disciplinas técnicas: Técnicos Superiores de Turismo

Para: Assembleia da República; Primeiro Ministro; Ministra da Educação

Portugal é um destino turístico de excelência. No ano de 2010, o sector do Turismo atingiu receitas no valor de 7,61 mil milhões de euros (dados do Turismo de Portugal), aproximadamente 12% do PIB. O governo define no Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT), linhas estratégicas para um crescimento equilibrado e sustentável do sector, nomeadamente a formação de recursos humanos qualificados. Estes recursos humanos são formados pelas Escolas Superiores de Hotelaria e Turismo, pelas Escolas Superiores com cursos homologados em Turismo, Escolas Profissionais de Turismo, Instituto do Emprego e Formação Profissional e, mais recentemente, pelos Cursos Profissionais nas Escolas Secundárias.
Na maioria das Escolas Secundárias com cursos de Turismo a funcionar, as disciplinas técnicas estão a ser leccionadas por docentes sem formação superior na área do Turismo. Muitas escolas usam professores das disciplinas de Economia, Inglês, Educação Física, Geografia, Filosofia para leccionarem as disciplinas técnicas de Turismo, tais como: Turismo - Informação e Animação Turística, Operações Técnicas em Empresas Turísticas, Técnicas de Comunicação e Acolhimento em Turismo. Estes professores são contratados em função da sua disponibilidade de horário, independentemente da sua competência técnica e científica.
Para que tenhamos Técnicos de Turismo qualificados a trabalhar nos hotéis, nas agências de viagens, nas empresas de animação turística e em todos os serviços ligados ao Turismo, é urgente que seja criada legislação para que as escolas sejam obrigadas a contratar Técnicos Superiores de Turismo, com experiência profissional na área.
Só assim conseguiremos oferecer um serviço de excelência a quem nos visita e alcançar os objectivos traçados para o desenvolvimento deste sector que nos é tão querido.

Esta petição foi criada em 21 março 2011