Petição NOVA TAXA DE ESGOTOS DE SINTRA È UM ROUBO

Para: A TODOS OS MUNICIPES DE SINTRA, CÄMARA MUNICIPAL DE SINTRA, SMAS DE SINTRA, ASSEMBLEIA DA REPÙBLICA

A nova Taxa de Esgotos facturada a partir de Janeiro de 2011 nas facturas emitidas pelo SMAS Sintra contèm uma nova parcela, a Taxa de Esgotos, que substitui a anterior Taxa anual de Esgotos que, atè agora, era cobrada anualmente, tendo como base o valor patimonial dos imòveis. Para os mais distraidos vejam as vossas facturas de Janeiro de 2011. A nova taxa tem como base o consumo de cada agregado, até aqui tudo bem e tudo justo, até porque existem imòveis com elevado valor comercial mas com baixo valor patrimonial, o que determinava que a taxa anual de esgotos fosse irrisòria. O contràrio tambem é verdade. Então do que nos queixamos? da percentagem que a Câmara de Sintra decidiu aplicar sobre o consumo de àgua e que determina o valor mensal a pagar de Taxa de Esgotos é de 90% ( noventa por cento, não nos enganà-mos ). Imaginemos que um agregado tem um consumo de 10 m3 de àgua, a partir de Janeiro alèm de ter de pagar 10 m3 de àgua, paga ainda mais 9 m3 ou seja quase duplica o valor mensal a pagar ao SMAS Sintra. È um aumento de 90%.Esta situação é tanto mais injusta pois esta taxa de 90% sobre o consumo de àgua é mais de o dobro de muitos dos concelhos limitrofes de Sintra. A menos que a àgua do concelho de Sintra contenha ouro ou qualquer outro metal precioso, consideramos que estamos perante um roubo. È preciso pôr cobro a este roubo num concelho onde existem familias que passam por enormes dificuldades. Este texto foi publicado no jornal Correio de Sintra, e foi copiado na ìntegra. Pelo que, pedimos desculpa pelo plàgio.

Esta petição foi criada em 08 março 2011