Petição Telheiras a Freguesia de Lisboa!

Para: Assembleia da Republica

Telheiras deve ser uma Freguesia da Cidade de Lisboa pela sua identidade e vida próprias!

Com cerca de 28 mil habitantes, mais de 9 mil fogos habitacionais, 456 comércios e 275 empresas, 7 escolas, é uma realidade e ainda não parou de crescer.

Urbanisticamente tem uma identidade própria, repartida por 3 zonas com crescimento urbanístico sequencial e semelhantes: a Telheiras original do Plano de Pormenor de Telheiras, iniciado em 1973, em torno do núcleo antigo de Telheiras e do Bairro Jardim, prolongando-se pelo Alto da Faia, pela urbanização das Areias, pelas urbanizações do Parque dos Príncipes e da Quinta dos Inglesinhos ou da Torre do Fato, seus prolongamentos para norte e para poente. Tudo novas urbanizações com nova população, homogénea social e demograficamente, nas mesmas faixas etárias, nos mesmos grupos profissionais e nos interesses culturais e vivenciais.

Nascida de quintas e de campos, que deram chão ao que é hoje, Telheiras teve e tem desde o século XVI um centro próprio, a sua Igreja e o seu Convento e tem a sua Paróquia desde 2005. Com características arquitectónicas e urbanas muito uniformes que a distinguem dos bairros vizinhos, tem uma esquadra da P.S.P., uma biblioteca, um templo hindu, um julgado de paz, equipamentos desportivos, dois hipermercados, um hospital, actividade empresarial, que dão vida própria a esta comunidade local.

Com limites claramente definidos pelas grandes vias 2ª Circular, Avenida Padre Cruz, Estrada da Luz, confinando com os lumiarenses Paço do Lumiar e Cemitério do Lumiar, é de toda a justificação a criação da Freguesia de Telheiras, numa reorganização que se pretende actualizada da realidade contemporânea.

Pelo exposto, os abaixo-assinados propõem à Assembleia da República a criação da Freguesia de Telheiras na Reforma Administrativa da Cidade de Lisboa proposta pela Assembleia e Câmara Municipais de Lisboa.

Petição Telheiras a Freguesia de Lisboa!, para Assembleia da Republica foi criada por: Moradores de Telheiras.
Esta petição foi criada em 28 fevereiro 2011