Petição Albertina Dias

Para: Federação Portuguesa de Atletismo; Instituto do Desporto de Portugal; Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto

Albertina Dias foi uma das atletas mais representativas do nosso país, conquistando um total de 10 medalhas em nome de Portugal, 3 individuais e 7 colectivas.

As suas 3 individuais foram alcançadas no Campeonato Mundial de Corta-Mato, sendo uma de cada. Prata em 1990, bronze 1992 e o tão ambicionado ouro em 1993, sagrando-se assim Campeã Mundial, um verdadeiro orgulho para uma nação pequena, sem as condições de outras, mas cujos atletas se excedem em esforço, garra e empenho.

A carreira terminou, mas o reconhecimento não pode ter fim. Atletas como Albertina, que faz parte dum restrito mas muito valioso lote dos que alcançaram a difícil honraria de serem os melhores do mundo, são um exemplo para todos, em especial para os jovens que pretendemos formar para um futuro mais saudável e sustentável.

O exemplo destes nossos heróis do desporto tem de ser aproveitado para o tão nobre fim da formação, não só desportiva mas cívica, através do ensinamento de quem brilhou.

Muitas promessas a Albertina recebeu, mas as promessas não cumpridas não pagam as contas e a nossa campeã foi obrigada a uma medida drástica, com o custo que o mais indiferente não pode negar.
A Albertina colocou a sua casa e a medalha de ouro, tão suada e sonhada, à venda.

A vergonha cai sobre toda a nossa nação, por permitir uma situação destas e é essa a razão que nos leva a assinar esta petição, que será dirigida à Federação Portuguesa de Atletismo, Instituto do Desporto de Portugal e Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, para que tudo seja feito, por quem de direito, de forma a evitar esta situação tão penalizante.

Que futuro para um país se não souber respeitar o seu passado?

Esta petição foi criada em 25 fevereiro 2011
2 686 Pessoas