Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição CONTINUIDADE DO PROJECTO SOCIAL ASSOMA-TE

Para: CAMARA .M.BEJA E ASSEMBLEIA DA REPUBLICA

Caros cidadãos e governantes da nossa cidade de Beja
Somos um grupo de jovens do Bairro Social Beja I e Beja II,
À 4 anos atrás, fomos surpreendidos no nosso Bairro com o nascimento de um projecto de intervenção social. “Escolhas Pró-Bairro” foi o nome dado ao projecto elaborado por Ricardo Neves. Nuno Ramalho e Reinhard Krischer técnicos sociais, todos eles elementos da Associação Arruaça. O projecto durou dois anos e foi financiado pelo Programa Escolhas (um programa de âmbito nacional, promovido pela Presidência de Conselho de Ministros) com a parceria da CMB, a Junta de Freguesia de Santiago Maior e a Associação Juvenil Pagaia Sul. Durante esses dois anos desenvolveram-se actividades e dinâmicas destinadas à população local, entre elas salientamos apenas as de cariz permanente:
• Visitas Culturais
• Ocupação de Tempos Livres;
• Oficinas Temáticas
• Oficinas Desportivas
• Apoio Escolar gratuito

Findo esses dois anos e tendo em vista a continuidade e crescimento de um programa para o Bairro, o coordenador volta a elaborar um outro projecto. Desta vez decidiram voar mais alto, o “Assoma-te” concorreu a um Programa do Fundo ONG - Componente de Intervenção Social, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, ficando em segundo lugar. Esta foi sem dúvida uma aposta ganha, Com o apoio desse organismo internacional vieram as parcerias locais, entre elas a CMB e a Junta de Freguesia de Santiago Maior. A experiência positiva dos últimos anos e a aceitação e confiança por parte da população dos bairros nos elementos da associação, levaram a que este núcleo duro conseguisse criar com poucos meios mas muita garra:

? Apoio Escolar gratuito (1º ano escolar ao 10º ano);
? Cursos de Tecnologias de informação e comunicação;
? ATL ou Centro de Recursos;
? Biblioteca Comunitária;
? Acesso à internet tanto para nós como para os adultos;
? Cursos informáticos diurnos e nocturnos;
? Ateliês de música;
? Torneio de malha anual;
? A Associação Desportiva Bairro Social em que os dirigentes somos nós próprios, foi uma forma de nos incutir o espírito de cidadania;
? Campeonatos de ténis de mesa;
? Férias de verão (acampamentos, cursos de surf, piscinas,etc.).
No entanto, o final do projecto “Assoma-te” está próximo. Tudo isto irá, em breve, deixar de existir nestes bairros. O projecto tem uma duração limitada no tempo. Os apoios financeiros, cruciais para a continuação não existem. O apelo feito em Outubro, através do “Diário do Alentejo”, para a cativação de novos e velhos parceiros na continuação do projecto (que já deu provas de ser merecedor) não surtiu qualquer efeito. Parece que de nada valeu todo o empenho, esforço e dedicação destas 3 maravilhosas pessoas. De nada valeu os sacrifícios que tiveram de fazer para poderem ter as portas abertas durante meses a fio sem receber, passando inclusivamente dificuldades.
Se assim é, nós, o futuro desta cidade queremos saber:
Será mais sensato manter vivo e saudável algo que já temos em mãos, ou deixá-lo, pura e simplesmente cair?
Se este não é um projecto social digno de continuidade e bem sucedido indiquem-nos então um que o seja.
Não nos fechem as portas. Não fiquem indiferentes. Deixai que a sensatez e a ética prevaleçam sempre. Compreendam que ninguém consegue nada sem coragem e esforço. Foi isso mesmo que estes “Mestres do Fazer” nos ensinaram. A lutar por aquilo em que acreditamos e que é justo. Com ousadia e paixão. Queremos continuar a Assomar-nos.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 22 fevereiro 2011
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
24 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.