Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Em defesa da Lingua Portuguesa

Para: Exmo. Sr. Presidente da República; Exmo. Sr. Primeiro-Ministro, Exmos. e Exmas. Srs e Sras Deputados e Deputadas da Assembleia da República

Em defesa da língua portuguesa


Na sequência da petição anterior, que reconhecidamente tinha alguns erros, na qualidade de autor da dita petição, venho assumir a “mea culpa”, pelo sucedido.

Assim, decidi criar uma nova petição, corrigida e, talvez de um ponto de vista formal, mais bem apresentada.

Dizia eu, na anterior petição, que a ortografia é o corpo da língua na sua expressão escrita.

O acordo ortográfico, surgindo numa época de profunda crise económica, social, financeira e até política, é uma prova dada dos nossos governantes, da sua perfeita incompetência para o cargo que estão a desempenhar.

Portugal, outrora, desempenhou vários papéis na difusão da sua cultura pelo mundo, sobretudo, pelos países africanos (PALOP), asiáticos (Macau, Índia, etc. …). Um desses “ditos papeis”, foi o de divulgar e espalhar a língua de “Camões” pelas culturas endógenas dos referidos países.

Contudo e, apesar da influência cultural dos navegadores portugueses, a língua portuguesa adquiriu várias “variantes”, nos referidos países (pertencentes á CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa), que contribuiu para a diversidade da língua portuguesa.

No meu ponto de vista, essa diversidade, entre as várias “variedades” ou “formas” de falar português, é bastante positiva.
Daí, que eu acho, negativo que o Governo Português, em conjunto, com os governos da CPLP, queiram “harmonizar” a língua portuguesa, como um todo.

Não acho a opção mais correcta.

Nas outras línguas, como por exemplo, o Inglês, existe as devidas diferenças entre o Inglês do Reino Unido e o Inglês dos EUA. Aliás, dentro do próprio Reino Unido, existem várias diferenças entre os países que compõem o Reino Unido (Escócia, por exemplo).

Não é por isso que os ingleses e os americanos estão preocupados em uniformizar a sua língua. Cada um fala o inglês que entende falar e, não é por isso, que não se vão entender.

Portanto, sou defensor da “herança” e do “legado” linguística e cultural que a língua portuguesa deixou marcada pelo mundo e, pelos respectivos países onde os navegadores portugueses passaram.

Assim, por algumas razões que passo a apresentar, sou contra o acordo ortográfico e, defendo a manutenção da língua portuguesa tal como ela está!


1. Um idioma não se impõe por decreto-lei ou por vontade governativa ou legislativa.
2. Na minha opinião, o acordo ortográfico é cheio e repleto de ambiguidades e de imprecisões graves.
3. Em vez de assegurar a dita “unidade” e “harmonização” na língua portuguesa, o acordo ortográfico, apenas contribui para o denegrir do português e do afastamento dos portugueses de falar e escrever correctamente a sua língua.
4. O acordo provocará a confusão total entre as gerações mais antigas, as actuais gerações e as futuras gerações de cidadãos portugueses, em Portugal e no Mundo. Será que teremos que ir novamente todos “recambiados” para a Escola Primária, aprender a escrever e falar português?
5. E por fim, este acordo ortográfico “mata” a diversidade cultural, linguística e até, histórica existente entre os vários países da CPLP.

Com este acordo, teremos os portugueses “antes do acordo” e os portugueses “depois do acordo”, em cada um escreve e fala como lhe apetece, significando a morte precoce do português.
ASSIM, pelo respeito da língua portuguesa, da sua diversidade, da sua forma escrita e falada, da herança cultural e linguística da língua portuguesa, acredito que conseguiremos impedir que este acordo seja definitivamente aprovado em Portugal, e estaremos a impedir que a língua portuguesa se “desnature” e, que cada vez mais portugueses falem e escrevam mal a sua própria língua.

Se tal como eu, é contra o acordo ortográfico, assine a petição, para que a tempo oportuno seja enviada aos responsáveis políticos.

O autor da petição
JEAN COELHO


NOTAS IMPORTANTES:
A anterior petição fica sem efeito. A actual petição, com o texto corrigido, é a válida para ser assinada, pelos potenciais assinantes.
Nesta petição, já não é necessário o BI, sendo apenas obrigatório o nome completo e o e-mail, sendo que a petição, oportunamente será enviada por e-mail para os destinatários, acima indicados, não sendo necessário o BI.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 08 fevereiro 2011
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
64 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.