Petição Disciplina voltada para a ética, à cidadania e à paz

Para: Presidenta da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff

Solicita a adoção de disciplina específica na grade curricular, desde os primeiros anos de estudo até a conclusão do ensino médio, a fim de despertar na criança e no adolescente o interesse na preservação do meio-ambiente e o compromisso com princípios morais essenciais à existência humana, capacitando-os na identificação e solução de conflitos sem o uso de violência, promovendo assim uma educação voltada para a ética, à cidadania e à paz.

Permita-nos sugerir à Senhora determinar o exame da seguinte proposta:

A harmonia entre os indivíduos é plataforma para uma convivência feliz. Onde existem consideração e sentido comunitário, a possibilidade de busca de vantagem pessoal em detrimento do direito social diminui. Num mundo onde há crise de valores, é de suma importância que cada cidadão seja estimulado desde a infância até a idade adulta a desenvolver um sentido de justiça, preservação e respeito. Um povo só avança socialmente quando educado, só preserva o meio ambiente quando instruído e só respeita o próximo quando o ensino permite o vislumbre e a observância de valores morais e éticos.

Não basta saber ler e escrever. É necessário que se desenvolva uma sensibilidade às injustiças, à tomada de atitudes e à adoção de compromissos. É preciso que se promova o entendimento de problemas sociais que habilite o indivíduo a interagir com os que estão ao seu redor, pois é através da consciência de si próprio e do outro que decisões positivas sob o ponto de vista ético/moral podem ser alcançadas.

O investimento na educação moral e ética do indivíduo é sinônimo de economia para o Estado. A repreensão à corrupção através de um sério processo educativo é a única forma que dispõe o governo de plantar os alicerces para uma sociedade mais justa e humanitária e inibir essa prática abominável que se encontra enraizada em nosso meio. Ao ressaltar a importância do decoro para os jovens que estão em formação, o País só tem a lucrar. A resolução de conflitos de forma inteligente e ética desencorajaria até mesmo a prática de bullying, outro grave problema enfrentado em nossas escolas.

Sabemos que nos vácuos da educação revigora-se a marginalidade. Estudos da ONU apontam o Brasil como o país de maior índice de homicídios do mundo. Temos um sistema prisional abarrotado e uma Justiça emperrada com processos que poderiam ser minimizados - senão evitados - se já existisse uma organização educacional no sentido de priorizar as relações humanas. O ensino voltado para a ética, à cidadania e à paz capacitará os jovens na identificação e solução de conflitos e desestimulará o uso da violência. Desejamos que cidadãos de bem sejam formados nas escolas e que esse conhecimento seja repassado para toda a sociedade a fim de que em nosso país haja um desenvolvimento com maior equilíbrio e justiça social.

Confiantes de que a Senhora esta em posição que permite vislumbrar o alcance da proposta ora defendida e as inúmeras vantagens que poderão decorrer de sua implantação desejamos sucesso para sua administração e conseqüente êxito de toda nação brasileira.

Respeitosamente,

Esta petição foi criada em 08 dezembro 2011