Petição Mina de uranio desativada (Guarda)
Para: Quercus/Assembleia da Republica
QUERCUS
Núcleo Regional da Guarda
Apartado 156
6301-954 GUARDA
Data: 30 de Novembro de 2011
Assunto: Mina de Urânio Abandonada no Concelho da Guarda.
Exmo. Sr. Presidente,
Com os meus cumprimentos e sobre o assunto em epígrafe, venho, por este meio, expor e solicitar a V. Exa. o seguinte.
Como é do conhecimento de V. Exa., a Mina de Urânio em questão foi uma unidade fabril muito importante para o desenvolvimento e crescimento económico da região onde se encontra inserida.
Por razões que se prendem com o desinteresse económico da exploração, a Mina encontra-se numa situação de completo abandono.
Os perigos que resultam da existência a céu aberto de águas contaminadas, o uso das mesmas para rega e para dar de beber a animais de pastoreio, a contaminação de lençóis freáticos, a vegetação quer cresce na área e que é utilizada para diferentes fins, a fauna que por ali se desenvolve e que vos por muitos locais, a facilidade de acesso à área envolvente em consequência de uma vedação vandalizada, etc.., tudo configura um perigo permanente param as populações.
Como é do conhecimento geral na região, o número de mortes causadas por cancro, nas localidades de Tocheiros, Cheira, Miragaia, Toito, Almeidinha, Granja, tem crescido exponencialmente. Haverá alguma relação?
Os avisos como, “águas contaminadas” e símbolos de “corrosivo” são uma mezinha perante a doença tão grave de que aquele espaço sofre.
Apelo a V/colaboração tendo em vista a resolução do assunto exposto.