Petição Não acabem com a carreira 753 da Carris
Para: Ministro da Economia; Primeiro- Ministro; Cª Carris Ferro Lisboa;
Exmo. Senhor Primeiro-Ministro;
Exmo. Senhor Ministro da Economia;
Exma. Administração da Carris
Como utente diária da carreira de autocarros nº 753, que faz a ligação Centro Sul/Lisboa/Centro Sul, foi com indignação e espanto que tomei conhecimento da sua preconizada supressão através do estudo que visa a reforma dos transportes públicos e pretende acabar com bastantes ligações terrestres e fluviais.
Aqui, pretendo somente analisar a eventual supressão da carreira 753, por ser a que mais perplexidade me levanta e, também, por ser a que melhor conheço, visto fazer parte integrante da minha vida quotidiana.
Visto que se pretende extinguir uma carreira como esta, que transporta cerca de 4000/5000 pessoas durante as chamadas horas de ponta (manhã e tarde);
Visto que é sabido não existir, via Carris, qualquer outra ligação entre a Almada e Lisboa;
Visto poder afirmar-se que tal operadora (CARRIS) não entra em concorrência direta ou indireta, tanto em horários como percursos, com as operadoras da margem sul (TST), como tantas outras que existem - por exemplo, a carreira nº 36 da CARRIS que liga Odivelas ao Cais do Sodré e que faz exatamente o mesmo percurso que o METRO;
É legítimo perguntar quais as bases que deram origem à proposta de tais soluções, radicalmente desfasadas da realidade e que tanto vão prejudicar quem necessita de se deslocar para o seu local de trabalho diariamente e com um mínimo de eficácia. Não existirão formas menos hostis e agressivas de ajustar a realidade das empresas à realidade de quem trabalha e necessita de um transporte eficaz para poder cumprir o seu dever?
Estão a incentivar-nos ao uso do carro particular? Talvez...as vantagens são por demais conhecidas para o Estado e quem o rodeia.
Mas ao menos não nos tratem como indigentes mentais e acabem com campanhas como "Movimento Menos um Carro", não mencionem a "Redução do Impacto Ambiental", não refiram a "Melhoria da Acessibilidade"...
Por favor, não acabem com a carreira 753!
A empresa precisa de nós, nós precisamos da Empresa e o Estado precisa de ambos, para dinamizar a sociedade e a economia, que tão carenciada está!
Obrigada.