Petição da Meritocracia
Para: Governo e População
PETIÇÃO DA MERITOCRACIA
A crise nacional e internacional vai pondo à vista a miséria e fiasco da política vigente, à medida que a derrocada capitalista se processa, expondo injustiça que castiga as populações e aponta a necessidade crescente de governação dedicada à resolução das necessidades prementes de todos, obedecendo aos mandatos da população (em vez de a obscuros interesses), comunicados através de canais informativos imparciais, de forma transparente e contínua, ouvindo-a claramente através de consultas frequentes utilizando existentes meios de comunicação tecnologicamente avançados e providenciando, antes de tudo mais, meios que garantam generalizadamente tecto, água e alimento puros, para cada indivíduo. Esta deve ser, sempre, a Estaca Zero. Os outros serviços seguem-na.
A governação terá que obedecer a princípios de meritocracia, isto é, cada governante deverá ter aptidão para servir a população de forma humana desinteressada e isenta da gananciosa hipocrisia vigente. Para tal cada governante deverá partir do contacto com o seu próprio Ser, com amor, sabedoria e poder que o seu próprio Ser lhe confira. Antes de ser sequer um técnico terá que ser um Ser humano. Deverá continuamente demonstrá-lo para poder ser escolhido/a e para se poder manter em qualquer posição de governação, obedecendo sempre à máxima: “Ser humano, conhece-te a ti mesmo”*.
É este o ponto de partida para a união que deve prevalecer entre governo e população com vista a fazer face aos desafios do aprofundar do presente fiasco financeiro.
*Tal como explicado, por exemplo, em “Chaves” www.wopg.org