Petição contra o encerramento da linha ferroviária do Tâmega
Para: Assembleia da República
-Utentes contra o encerramento da linha ferroviária do Tâmega-
Senhor Presidente da Assembleia da República,
Após o encerramento da Linha do Tâmega a 25 de Março de 2009, a Secretária de Estado dos Transportes, prometeu a sua requalificação e abertura no prazo máximo de dois anos. Passados que são mais de 3 anos verifica-se que tal não sucedeu, não obstante ser uma infraestrutura importante e que em muito contribui para a melhoria das condições de vida dos habitantes da região.
À falta de aposta no âmbito do sector ferroviário, junta-se o agravamento turístico, o aumento do custo de vida para as pessoas que dependem dos caminhos de ferro, para se deslocarem para as escolas, emprego e outras valias que na sua freguesia não dispunham, e que viriam a desenvolver a região em diversos sectores pertinentes.
A região do interior não pode ser esquecida, levada ao empobrecimento e às injustiças sociais com as políticas económicas do Estado, que apontam para uma desertificação e monopolização de determinados sectores essenciais para a população, como o é o dos Transportes.
A requalificação da linha do Tâmega potenciará o desenvolvimento da região, que tem um dos maiores índices de pobreza e de desemprego, assim como contribuirá para que as pessoas mantenham um nível de vida digno, apostando num transporte colectivo sustentável e ecológico.
Posto isto, requeremos à Assembleia da República que junto do Governo da República Portuguesa;
• Solicite com carácter de urgência a materialização da remodelação e requalificação da Linha do Tâmega, contribuindo desta forma, para o desenvolvimento regional e a melhoria das condições de vida da população em causa.
• Que pugne pela manutenção do serviço de transporte rodoviário, feito em autocarros, assegurado pela CP, até à reabertura da Linha do Tâmega.