Petição CONTRA A EVASÃO FISCAL, A ECONOMIA PARALELA E A CORRUPÇÃO NO GERAL
Para: sociedade em geral
Enquanto portugueses, temos o direito e também o dever de denunciar situações que comportem fuga ao fisco.
A situação financeira do país é demasiado grave para que continuemos a fechar os olhos àqueles que, descarada e indiscriminadamente, lesam o Estado português, fugindo com as suas obrigações fiscais.
Estado somos todos nós e enquanto pertença deste, NÃO PODEMOS MAIS TOLERAR:
• que apenas alguns trabalhadores declarem os seus reais rendimentos (nomeadamente funcionários públicos e alguns privados, que asseguram estoicamente a permanência da segurança social financiando aqueles que “dizem” não possuir rendimentos.)
• que pessoas recebam RMR sem na realidade necessitarem ( até porque têm outras regalias e isenções, nomeadamente isenção de pagamento do portátil do filho estudante, além de outras benesses.)
• que permaneçam de baixa médica até atingirem a idade da reforma (além de sujeitar a entidade patronal a manter o pagamento à Segurança Social, sujeitar a mesma entidade ao pagamento de subsídios ao trabalhador ausente, também impede que esta crie mais um posto de trabalho, sem esquecer que este “doente” recebe a prestação por doença da segurança social)
• que escassas empresas declarem os seus lucros efetivos, quando milhares de outras apenas declaram baixos lucros (ou prejuízos), para fugirem ao pagamento do imposto;
• que empresas mantenham trabalhadores ilegais, para ambos se furtarem ao pagamento dos impostos, fazendo emagrecer ainda mais a já esfomeada segurança social.
• que pessoas gozem de subsídio de desemprego ou outros, estando a receber rendimentos, de qualquer prestação de serviço(s) prestado(s), sem declararem.
Não ignoro a permanência de más políticas. Tampouco aceito a má gestão dos dinheiros públicos e não sou indiferente à corrupção existente no sector público, quer nas mais altas esferas, quer nas autarquias locais e outros organismos públicos. Todavia não vou corroborar com aqueles que fogem das suas obrigações fiscais.
SOU A FAVOR DO TRABALHO, DA EQUIDADE E DA JUSTIÇA SOCIAL
SOU A FAVOR DE UM PAÍS MAIS PARTICIPATIVO