Petição Desenvolvimento do Futebol de Praia em Portugal
Para: Clubes, Associações Desportivas, Federação Portuguesa de Futebol, Dirigentes do Desporto em Portugal
O Futebol de Praia tem vindo a crescer exponencialmente em todo o mundo, num processo de desenvolvimento que se intensificou em 2005, quando a FIFA assumiu a organização dos Campeonatos Mundiais. Foi também nesse ano que a modalidade passou para a égide da FPF em Portugal. Apesar deste marco importante, a realização de uma prova de Futebol de Praia sob a alçada da FPF tardou em surgir, concretizando-se apenas em 2010, com o primeiro Circuito Nacional de Futebol de Praia. Porém, esta competição ainda apresenta contornos amadores, não existindo uma verdadeira dinamização do Futebol de Praia a nível interno.
Todavia, no plano internacional, a Selecção Portuguesa de Futebol de Praia é unanimemente considerada uma das maiores potências da modalidade, apresentando um vasto palmarés em contínua expansão. Apesar da falta de investimento, a Selecção Nacional permanece no topo europeu e mundial, conquistando títulos e distinções, entre as quais o recente 3º lugar no Campeonato do Mundo FIFA 2011. As prestações de excelência da Selecção Portuguesa, contrastantes com o panorama nacional da modalidade, são prova inquívoca da qualidade do trabalho realizado nas praias portuguesas. No entanto, as dificuldades decorrentes da inexistência de uma dinamização interna obstam ao desenvolvimento da modalidade no país.
Deste modo, tendo em conta o conjunto de condições naturais e humanas que propiciam a prática do Futebol de Praia em Portugal, bem como as distinções e o prestígio que esta modalidade pode e tem vindo a trazer ao país, apelamos a que os responsáveis pela estruturação do Futebol de Praia nacional tomem medidas no sentido de desenvolver a modalidade, investindo na criação e competições oficiais e na formação de equipas.
Solicitamos, portanto, um maior envolvimento por parte dos clubes e associações, incentivando-os a abrir secções de Futebol de Praia e a tornar mais competitivas as equipas já existentes. A fundação de uma Liga de Clubes, formada por representantes dos emblemas associados, seria um passo fundamental para afirmação da modalidade em Portugal, conduzindo a uma maior facilidade ao nível do registo de jogadores e organização de competições oficiais.
Incentivamos também a FPF a dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito no âmbito do Futebol de Praia, rumo a um aumento da duração e da competitividade do Circuito Nacional, acompanhado de uma maior procura de apoios financeiros e projecção audiovisual. A construção de um campo de areia num recinto coberto, possibilitando a prática da modalidade no Inverno, seria também importante. Finalmente, dirigimos um apelo ao Secretariado de Estado do Desporto, apelando a que seja disponibilizado um maior apoio ao Futebol de Praia, e solicitamos a colaboração dos municípios do litoral português, a fim de que sejam receptivos à realização de torneios e participem activamente na sua organização.
Acreditamos que a adopção destas medidas possa contribuir para uma evolução notável do Futebol de Praia em Portugal, com o florescimento de uma dinâmica sustentável da modalidade em Portugal e consequências positivas no plano internacional, estabelecendo as condições necessárias para o sucesso, com efeitos desportivos e financeiros positivos. Além disso, permitirá a afirmação definitiva de Portugal como líder mundial num domínio do interesse da população portuguesa.
|
Assinaram a petição
67
Pessoas
O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.
|