Petição pela criação de bancos de livros para reutilização e empréstimo gratuito dos manuais escolares.

Para: Assembleia da República

Aos nossos governantes e a todos com a responsabilidade de governação em Portugal,

Somos pela criação de Bancos de Manuais Escolares para reutilização e empréstimo gratuito dos manuais escolares aos alunos do ensino obrigatório e secundário.

Sem nenhuma justificação possível, as famílias Portuguesas suportam todos os anos enormes despesas para adquirirem os manuais escolares para os seus filhos em ensino obrigatório e secundário. Assim, somos pela criação de Bancos de Manuais Escolares geridos pelo Estado e pelas Escolas para que as famílias tenham acesso aos manuais escolares de forma gratuita mediante o pagamento de uma caução no inicio do ano. Essa caução será reembolsada no final do ano caso os livros sejam devolvidos em bom estado de utilização responsabilizando dessa forma as famílias e alunos pela sua correcta utilização.

Somos pelo fim do lóbi das editoras livreiras que todos os anos asfixia economicamente milhares de famílias Portuguesas.

Do ponto de vista ecológico é óbvio o grande contributo desta medida que permite poupar anualmente milhares de toneladas de papel.

Apelamos à urgente resolução deste problema no sentido de criarmos uma sociedade mais justa e equilibrada.

Esta petição foi criada em 18 agosto 2011