Petição Descontentamento dos Alunos de Música

Para: Universidade do Minho

Ao Excelentíssimo Senhor Reitor da Universidade do Minho.

Os abaixo-assinados, alunos do curso de Música da Universidade do Minho, vêm respeitosamente informar Vossa Excelência de algumas situações de extrema gravidade que se sucedem a um ritmo chocante na referida licenciatura e são devidas a uma gestão danosa pela direcção do curso. A saber, a má reputação do Curso a nível nacional levando muitos alunos a optar por outras instituições de ensino; a frequência de alunos apenas em aulas de instrumento uma vez que optam por terminar as disciplinas teóricas noutras universidades e o desconhecimento dos critérios de avaliação de algumas disciplinas nas quais, nem mesmo quando questionam a coordenadora Doutora Elisa Lessa, obtêm algum esclarecimento nesse sentido. Outra situação que urge contestação é a existência de um professor da cadeira de música de câmara contratado a 100% por esta Universidade e que apenas lecciona duas horas semanais, quando existem entre 15 a 20 grupos de música de câmara que necessitam de um acompanhamento semanal, no mínimo 50 minutos, para poderem evoluir e chegarem ao mercado de trabalho com mais conhecimentos e experiências, a par do que acontece noutras Universidades.
No que respeita ao funcionamento da Orquestra, a coordenadora do curso a Doutora Elisa Lessa, afirmou a alto e bom som que a orquestra profissional da Universidade do Minho tem verbas para o pagamento dos músicos, no entanto verifica-se que os alunos da licenciatura são “obrigados” a prestar serviço à dita orquestra profissional sem receber qualquer tipo de ajuda financeira, seja pelo trabalho prestado, ou qualquer outro tipo de ajudas de custo como alimentação e transportes, nem mesmo quando os alunos estão ao serviço da orquestra académica ou outros grupos de câmara a representar a Universidade, lhes é concedido transporte para os concertos, alimentação, e até a gravata com o logótipo do curso que têm que comprar. Aparentemente os concertos são cobrados por uma associação de alunos do curso de música intitulada “Musicum” sendo esta associação a passar os respectivos recibos. Neste sentido, tendo em conta que essas verbas não entram nos cofres da Universidade, questionamo-nos para onde vão. São de realçar os enormes sacrifícios que anualmente pais e estudantes trabalhadores fazem para pagarem cerca de 1000€ de propinas vendo-se, de acordo com o exposto sujeitos a outros tipo de encargos que deveriam ser suportados pela Universidade uma vez que os mesmos são em benefício próprio da instituição dando-lhe visibilidade e credibilidade.
Queremos ainda demonstrar a nossa insatisfação pelo funcionamento das cadeiras de História da Música e Análise, que, embora sendo apenas uma disciplina, têm avaliações em separado, tendo os alunos que obter aproveitamento às duas para seguir em frente quando o adequado seria a média com atribuição de uma só classificação. Destacamos que esta cadeira tem a regência de dois professores e uma taxa de insucesso elevadíssima o que não aconteceu com a cadeira de História da Música e Análise IV que teve um só docente e cuja taxa de sucesso foi acima dos 90%. Não querendo de todo pôr em causa nenhum docente é impossível não questionar qual o problema.
Perante estas constatações pedimos a vossa Excelência que tome as medidas que achar necessárias para solucionar os problemas existentes neste curso. A nossa pretensão é um ensino justo, honesto e transparente, queremos que a imagem deste curso seja trabalhada de modo que não sejamos a chacota das escolas de música como vem sendo o caso.

Esta petição foi criada em 20 julho 2011