Petição Fibromialgia. Doença crónica, não isenta!!

Para: População em geral; Assembleia da República; Ministro da Saúde e da Justiça; seguradora do barclaycard CNP vida; seguradora da caixawoman Fidelidade

Desde Janeiro deste ano soube que tinha fibromialgia. Sou uma mulher, com 36 anos e tenho 2 filhos (5 e 3 anos). Vocês não me conhecem, mas não imaginam a energia e alegria que eu tinha e passava aos outros. Tudo começou com um cansaço físico extremo, contracturas musculares. Fui a vários médicos. Quando o reumatologista disse o que tinha, fiquei a olhar para ele e até hoje ainda penso muito se estou a viver um pesadelo e como é díficil pegar num filho ao colo, as limitações que temos e a medicação que temos de tomar para toda a vida. Mas vou contar-vos uma coisa, como já devem ter percebido é uma doença crónica, que não mata mas amolenta, que tem os seus mas querem saber o irrisório disto é que não temos direito a isenção e sabem porquê?! Sim, eu já andei a informar-me, o que me disse uma senhora da Direcção Geral da Saúde, foi que nem sempre estamos com incapacidade temporária, diga-se baixa. Ora muito bem, eu estou com incapacidade temporária desde fevereiro; os alcóolicos fazem parte da lista dos isentos (nunca estão de baixa, ganham um subsídio qualquer gastam-no na bebida, quando estão incapacitados é quando estão de ressaca mas para isso a melhor terapêutica é um copinho); outro exemplo, bem mais sério, os diabéticos, insulino-dependentes e não ins.-dep., fazem medicação para toda a vida são isentos e nem sempre estão com incapacidade temporária.
Gostava, assim que a lista de isenções fosse revista e que fosse um pouco mais justa.
E atenção seguradoras, que estou muito caladinha, mas eu não durmo em serviço.

Esta petição foi criada em 05 julho 2011