Petição Salvar o Pinheiro - Marco da História da Opel Portugal na Azambuja
Para: Grupo Sonae, Câmara da Azambuja
Existem pessoas, locais, momentos, imagens e paisagens que nos marcam e que fazem parte da nossa vida/história.
Para um certo número de pessoas, existe um determinado Pinheiro que representa um período das suas vidas.
Este Pinheiro acompanhou o nascimento de uma grande Casa (Opel Portugal, que já encerrou as suas portas) e que hoje em dia é a única marca que resta dessa mesma casa.
Estamos a falar da fábrica da Opel Portugal localizada na Azambuja, e que após o seu encerramento foram vendidos os terrenos onde esta estava implantada e depois de ter sido desmantelada deu lugar a um centro de logística de um grande grupo Português.
Aquando da venda desses terrenos, foi solicitado que fosse preservado o dito Pinheiro, que emprestou a sua silhueta a vários símbolos representativos da Opel Portugal, e que acompanhou toda a história desta grande empresa, por onde passaram milhares de trabalhadores ao longo da sua existência.
Este Pinheiro é um marco da presença de uma das empresas mais importantes da Região da Azambuja e do País.
Este Pinheiro foi companhia sempre presente ao longo da vida de quem trabalhou neste local.
Este Pinheiro era estimado e cuidado por todos, sendo um local de celebrações, Ponto de encontro, sessões fotográficas e ao qual se confiou uma série de acontecimentos que foram sucedendo desde a sua inauguração.
Agora, este Pinheiro é a única marca que resta de todos nós que por lá passámos e está a morrer.
Este Pinheiro, através das suas carumas, representa todas as pessoas que se entregaram com alma e coração para fazer e dar sempre o seu melhor.
O Pinheiro está morrer, provavelmente porque sente falta de nós na sua sombra, porque se sente abandonado por quem sempre protegeu.
Mas também está a morrer porque lhe faltam os cuidados que antes lhe eram prestados como regas diárias e desparasitações anuais. Era tratado como um ente querido que se cuida para que se mantenha saudável e vivo.
Esta petição representa um pedido muito sentido:
NÂO DEIXEM MORRER O PINHEIRO. MANTENHAM-NO VIVO E SAUDÁVEL.
DEIXEM QUE EXISTA ALGO DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS DA OPEL PORTUGAL ONDE PARA MUITOS FOI A SUA PRIMEIRA ESCOLA, EMPREGO E CASA.
PERMITAM-SE CONTINUAR A SER ABRIGO DE OUTROS QUE AGORA HABITAM ESSE LOCAL TÃO ESPECIAL.
Bem Hajam.