Petição Melhoria de Sistema de Drenagem de águas da Freguesia de Benfica para evitar inundações

Para: Presidente da Câmara Municipal de Lisboa ; Presidente da Junta de Freguesia de Benfica

À Exma. Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Benfica
Senhora Dra. Inês de Drummond Gomes
C/C ao Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Senhor Dr. António Costa

Os abaixo-assinados, residentes e comerciantes da freguesia de Benfica solicitam a V. Exas, ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e à Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Benfica que, com carácter de urgência, solucionem os problemas de drenagem de águas residuais e pluviais desta freguesia uma vez que os mesmos colocam em elevadíssimo risco - nomeadamente, nas zonas baixas de Benfica - a segurança de pessoas, animais domésticos, e bens.
Com efeito, há mais de trinta anos, e desde que houve melhorias no sistema de drenagem artificial da cidade de Lisboa na década de setenta, que não se assistia, mesmo em períodos com intensa precipitação, a tamanha vulnerabilidade desta área da cidade aos fenómenos climatéricos que, a título de exemplo, no período de menos de um mês, mais concretamente, nos passados dias 29 de Abril e 28 de Maio de 2011, foi confrontada em grande escala com avultados prejuízos causados por inundações na via pública, e em habitações e lojas situadas nos pisos mais baixos desta freguesia.
De facto, ocorrência recente e temporalmente tão próxima destas inundações levam muitos de nós a questionarem-se se estas dificuldades de escoamento poderão de alguma forma relacionar-se com a recente obra da CRIL cuja construção poderá ter conduzido a alterações dos solos próximos das antigas linhas de água e que, apenas pela sua edificação, certamente significou um acréscimo na área impermeabilizada desta zona que se constituía à partida de elevado risco de cheias rápidas por se encontrar alinhada com a antiga linha de água da cidade – a Ribeira de Alcântara - que foi canalizada.
Assim, vimos solicitar a Vossas Exas a urgente resolução deste problema que, independentemente das suas causa mais recentes - eventual obra da CRIL ou necessidade de reparação e/ou redimensionamento do actual sistema de drenagem da freguesia de Benfica - carece de uma célere intervenção para que aspectos tão essenciais como a segurança de pessoas, animais, e bens possam ser melhor salvaguardados.
Na expectativa de que V.Exas possam encetar, com urgência, as necessárias medidas que a gravidade desta situação exige, encaminhamos o original do presente documento em folhas manualmente numeradas, e assinadas por todos os signatários, à Junta de Freguesia de Benfica, solicitando o seu encaminhamento à Câmara Municipal de Lisboa.
Lisboa, Junho de 2011
Os signatários