A reestruturação dos centros de emprego que devem ser como o nome diz centros de emprego e não centros de inscrição para o subsidio de desemprego nem centros indicadores de centros de formação profissional para cursos, e para que isso aconteça a base de funcionamento assenta em vários pontos.
1º As empresas que tenham oferta de trabalho devem ficar obrigadas a comunicar só ao centro de emprego num prazo de 30 dias, e será o centro a informar todos os inscritos no centro dentro da area profissional correspondente ao anuncio, tornando o Centro de Emprego mediador das empresas que oferecem emprego e os que procuram emprego.
2º Com esta medida as pessoas necessitam de estar inscritos nos centros de emprego para beneficiarem das ofertas de trabalho.
3º Acompanhamento na procura pró-activa de trabalho por parte do desempregado até ele passar a empregado, com a criação de grupos de 15 a 20 desempregados supervisionados por uma técnica do centro, disponibilizando ferramentas necessárias para a procura diária de trabalho, focalizar a procura de trabalho, preparação das entrevistas de trabalho, estimular a motivação necessária para a procura após algumas respostas negativas.
4º Com o Centro de Emprego a servir de mediador entre a oferta e a procura de emprego haverá uma maior informação das entidades de quais as areas de maior oferta, e quais as areas de maior procura e ai reconverter profissionalmente aqueles que procuram trabalho para ir de encontro à maior parte das ofertas de emprego.
5º Estimular as ideias das pessoas para a criação do seu auto emprego em areas inovadoras de preferencia em sectores de produção de bens transacionáveis e dar todo o apoio até à concretização do projecto.
Este devia ser o trabalho dos centros de emprego, um trabalho que tem no centro as pessoas, e não os numeros e a parte financeira que acarreta uma pessoa desempregada, pois as pessoas desempregadas são vitimas de uma crise que não foram eles que a provocaram, não devem por isso ser penalizadas mas sim apoiadas na procura e na criação de postos de trabalho.
Contactos:
Email:
[email protected]
[email protected]
telm: 917193923
Contactar Fernando A. P. Santos