Petição Pais e Encarregados de Educação contra corte de AEC's, Estudo Acompanhado e Área projecto na Escola Pública

Para: Ministra da Educação, Assembleia da República

Exma. Srª Ministra da Educação,

os abaixo-assinados vêm pela presente questionar Vossa Excª. relativamente às medidas previstas na educação para o próximo ano e que levantam, junto dos pais e encarregados de educação deste país, séria preocupação.
Chegam informações que referem que, entre outras medidas de corte orçamental na educação, está previsto:
a) fim de Área de Projecto e de Estudo Acompanhado;

b) Fim das Actividades de Enriquecimento Curricular.

Ora, as disciplinas de Estudo Acompanhado e Área projecto têm vindo a possibilitar um acompanhamento aos nossos educandos que nem sempre é possível assegurar a nível familiar pelas mais diversas razões - ensina-se a estudar, ensina-se a pesquisar e organizar informação, aspectos essenciais no mundo laboral.
Por outro lado, tendo Portugal baixíssimos níveis de literacia, as escolas têm optado por reforçar o ensino da língua materna e as competências matemáticas na área de Estudo Acompanhado, o que representa, igualmente, uma medida extremamente positiva e que terá impacto futuro.
No que respeita as AEC's, estas visam dar resposta a uma necessidade sentida no mundo laboral - a incompatibilidade entre o horário dos encarregados de educação e o dos seus educandos que, normalmente, após as aulas, ficavam entregues a si próprios. Com a revogação desta medida, os encarregados de educação sem possibilidades financeiras para colocarem os seus filhos em colégios privados perderão um acompanhamento essencial ao seu quotidiano e que, sem dúvida, terá repercussões laborais e sociais.
Como tal, exige-se um esclarecimento público urgente e que estas medidas previstas não avancem.
Subscrevem esta petição,

Esta petição foi criada em 23 novembro 2010