Petição No ensino público não podem haver escolas e turmas só para alguns!

Para: Ministra da Educação

Quantos de nós não tentamos já inscrever o nosso filho numa determinada escola e deparamos com uma ausência de vaga, vaga essa que milagrosamente passa a existir se as notas forem melhores ou se os pais forem de alguma forma influentes? Quantos de nós não constatamos já que as turmas dos nossos filhos estão cheias de alunos com problemas quando existem na escola turmas constituídas só por bons alunos, sem repetentes, sem problemas disciplinares?

Como pode uma escola pública ser só para alguns e paga pelo bolso de todos? Como pode uma escola pública ter turmas de elite e turmas de segunda e terceira escolha?

Como podem existir escolas públicas muito bem cotadas nos rankings mas a que só têm acesso alguns, e outras onde, ano após ano, se acumulam apenas os alunos que essas escolas públicas de elite recusam?

Como pode uma mesma escola pública oferecer aulas de qualidade a determinada turma escolhida a dedo e aulas lentas e indisciplinadas a outras turmas igualmente suas?

Por um acesso social e economicamente equitativo em todas as escolas públicas! Por uma constituição de turmas social e economicamente equitativa nas escolas públicas! Contra os acessos e constituição de turmas que separam totalmente as boas notas das menos boas. Basta de andarmos todos a pagar o ensino de luxo só de alguns!

Esta petição foi criada em 14 novembro 2010