Petição Objectivo: Cancún
Para: Assembleia da República
Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia da República,
A Organização das Nações Unidas definiu que a próxima Conferência para as Alterações Climáticas terá lugar em Cancún (México) onde prevê, entre outras medidas, a formulação de um substituto para o protocolo de Quioto.
Após a Cimeira de Copenhaga, a qual se sagrou por um rotundo fracasso no estabelecimento de metas para a redução dos gases com efeito de estufa, não produzindo quaisquer resultados práticos, pretende-se que a próxima cimeira obtenha mais sucesso, e com isso todo o Planeta Terra, especialmente as regiões mais pobres.
Como tal, os peticionários remetem algumas propostas ao Governo português para que este, em nome de todos os Portugueses, consiga influenciar positivamente as negociações com vista ao Desenvolvimento Sustentável de todas as Nações.
Os abaixo-assinados, apelando ao Governo português para que tome uma posição mais pro-activa, vêm por este meio solicitar-lhe que defenda as seguintes propostas na Cimeira de Cancún:
- O estabelecimento do limite cientificamente comprovado como seguro de 350 PPM de CO2 na atmosfera;
- A definição de mecanismos do mercado de carbono e as medidas aplicáveis;
- A verificação dos melhores métodos de contribuição dos países em desenvolvimento na redução de emissões.
Portugal tem de ter uma participação incidente de modo a que sejam tomadas iniciativas fundamentais para o combate às Alterações Climáticas.
Qual a sua opinião?