Petição Trimetropim Comparticipado!

Para: Ministra da Saúde

O Trimetropim é um antibiótico utilizado no tratamento e prevenção de infecções urinárias em crianças.
A infecção urinária na criança pode ter consequências graves, nomeadamente lesões a nível renal. A suspeita de infecção urinária na criança é motivo para consulta de urgência, e a infecção urinária na criança com menos de 6 meses de idade é, regra geral, motivo de internamento.

O medicamento Trimetropim NÃO é comparticipado pelo Estado. Um frasco custa cerca de 25 euros, dependendo de cada farmácia, pois trata-se de um medicamento manipulado, que tem de ser feito na farmácia.

Em Espanha o mesmo medicamento, com o nome Tediprima, do Laboratório Estedi, custa ao utente 1,69 eur.

Muitas crianças necessitam de fazer tratamento prolongado com Trimetropim, durante vários meses.

Tratando-se de um medicamento de uma importância fulcral no tratamento e prevenção de uma patologia que pode ter consequências graves, se não for tratada, exigimos ao Ministério da Saúde a comparticipação em 50% do valor deste medicamento.

Esta petição foi criada em 30 setembro 2010