Petição Igualdade entre os antigos Bacharelatos e as novas Licenciaturas

Para: Professores, Educadores

Exma. Srª Ministra da Educação,

Os cidadãos a seguir assinados e identificados vêm, por este meio requerer que seja dada igualdade na progressão/transição aos professores possuidores do grau académico de Bacharelato ( conferido pelos Instyitutos Politécnicos )comparativamente aos posuidores do grau de licenciatura.

Com o Estatuto da Carreira Docente, criou-se uma divisão nos professores em função do grau académico. Os professores que possuem o bacharelato obtido antes de 1988 são penalisados não só no vencimento mas também na progressão na carreira.

Pelo contrário, existem docentes que nem o bacaharelato possuem mas que como já se encontravam na carreira à entrada do estatuto mantiveram a sua progressão inalterada.

O trabalho realizado pelos antigos bacahareis é exactamente igual ao dos novos licenciados. Acresce que o antigo bacahrelato era obtido com 3 anos de curso e que as novas licenciaturas passaram de 4 para 3 anos ( com o acordo de Bolonha ).

Assim sendo, um bacharel é equivalente a um licenciado.

Os signatários

Esta petição foi criada em 21 Setembro 2010