Petição Pela alteração toponímica da Rua da Vaqueira para Rua António Pires Carrilho

Para: Naturais e amigos do Vale da Senhora da Póvoa e conterrâneos e amigos do Tó Carrilho

“É TEMPO DE RECONHECIMENTO!
PELA ALTERAÇÃO TOPONÍMICA DA RUA DA VAQUEIRA PARA RUA ANTÓNIO PIRES CARRILHO”

Excelentíssimo senhor presidente da Câmara Municipal de Penamacor;
Excelentíssimo senhor presidente da Junta de Freguesia de Vale da Senhora da Póvoa:

Com a Revolução dos Cravos, as profundas transformações operadas na sociedade portuguesa criaram condições para a elevação da importância do poder autárquico, com grandes repercussões na mutação do status quo existente e na melhoria do bem-estar das populações.
O fortalecimento do poder local democrático constituiu um dos principais motores do desenvolvimento socio-económico e cultural do nosso país e ficou profundamente associado à democratização da população e à consolidação da nossa democracia.
De um modo geral, os autarcas têm pautado a sua actuação em prol do progresso e do crescimento socio-económico e cultural das suas terras.
O que se passou nas últimas décadas na nossa aldeia, VALE DA SENHORA DA PÓVOA, não foi diferente do resto do país. Os nossos autarcas, sem distinção, com o seu empenho e elevada dedicação, operaram profundas transformações na realidade físico-social da nossa terra, com reconhecidas repercussões ao nível da elevação da qualidade de vida das nossas gentes.
Dos quatro presidentes de junta de freguesia do poder local democrático da nossa terra, um deles, infelizmente, já não faz parte do reino físico dos vivos. Trata-se, por sinal, daquele que mais tempo serviu a população e quiçá, sem desprimor para o trabalho desenvolvido pelos restantes, o que, no decurso dos sucessivos mandatos, maiores transformações provocou na sua fisionomia.
Referimo-nos, claro está, a ANTÓNIO PIRES CARRILHO, o Tó Carrilho, como sempre foi conhecido na nossa aldeia e, de um modo geral, nas povoações vizinhas dos concelhos de Penamacor e do Sabugal.
O Tó Carrilho, enquanto autarca, deu sempre o melhor de si em prol da melhoria das condições de vida da nossa aldeia e do bem-estar da população que representou. Soube superar as enormes dificuldades e carências e engrandecer as potencialidades da nossa freguesia.
Fruto do seu árduo e profícuo trabalho e dedicação à causa autárquica, o Tó Carrilho tornou-se numa figura incontornável da nossa povoação, tendo deixado o seu nome registado para a posteridade na memória dos naturais e amigos do Vale.
Das inúmeras e complexas obras executadas no decurso dos seus mandatos, destacam-se a cobertura do Ribeiro que nasce na Fonte Santa e atravessa a freguesia; a instalação de um sistema de drenagem de esgotos e de águas residuais; a reabilitação do edifício/sede da Junta de Freguesia e do Centro de Saúde; a construção dos Largos das Festas e do parque desportivo; a abertura de caminhos agrícolas; a pavimentação ou repavimentação de praticamente todas as ruas da aldeia e o alargamento de algumas, como, por exemplo, as Ruas da Vaqueira e de Maria Esteves.
Neste contexto, entendem os signatários da presente petição que, para além do registo memorial, o Tó Carrilho é inequivocamente merecedor de uma póstuma homenagem, a levar a cabo não somente por parte dos habitantes da sua terra, mas também pelos órgãos do município de Penamacor, consubstanciada, por exemplo, na atribuição toponímica do seu nome à actual Rua da Vaqueira do Vale da Senhora da Póvoa.
Dispensamo-nos de fundamentar o porquê desta rua. Basta relembrar as condições de salubridade, urbanísticas e ambientais existentes antes e depois da execução das obras de reordenamento levadas a cabo no decurso de um dos mandatos do Tó Carrilho de presidente da Junta de Freguesia para se compreender a razão de ser desta escolha…
Na medida em que memorizam valores, acontecimentos e figuras de relevo, as designações toponímicas, ao nível das freguesias, devem ser escolhidas e atribuídas a pessoas que no domínio da sua actividade, se tenham destacado, designadamente, na defesa da história e tradição popular, de expressão local, no desenvolvimento socio-económico e na elevação da qualidade de vida das populações locais.
Pelo muito que o Tó Carrilho fez, directamente, pelo desenvolvimento do Vale, e, directa ou indirectamente, pelo Concelho de Penamacor, não é de elementar justiça o provimento desta petição?

Esta petição foi criada em 25 julho 2010