Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Fim da contabilização da nota de Educação Física na média de acesso ao ensino superior

Para: Ministério da Educação e Assembleia da República

Pretende-se com esta petição mobilizar alunos, pais, encarregados de educação e professores para a reflexão e protesto contra a contabilização da nota de Educação Física na média de acesso ao ensino superior. Acreditamos que esta disciplina tem toda a importância na formação de jovens no ensino básico. A partir do momento em que o aluno escolhe uma área do ensino secundário, que não esteja relacionada com o desporto, consideramos que deixa de ser necessária a nota de Educação Física. Concordamos que a frequência na disciplina deve ser obrigatória mas não deve ser contabilizada na média de entrada na faculdade. Defendemos esta causa com base nos seguintes argumentos:
- A disciplina não se baseia no ensino de conteúdos que sejam importantes para a saúde dos alunos em geral, tais como hábitos alimentares saudáveis, higiene e a importância do exercício físico. A disciplina baseia-se na avaliação dos alunos em modalidades desportivas. Um aluno poderá ter boas capacidades numa ou mais destas modalidades mas nas restantes o mesmo não acontecer, sendo de imediato prejudicado na sua nota. No entanto, ser bom a praticar futebol ou andebol em nada indica que uma pessoa é ou não saudável. Assim, pode-se concluir que a disciplina de Educação Física apenas avalia os alunos na prática de certas modalidades desportivas, não lhes dando as ferramentas necessárias para seguir um estilo de vida saudável.
- Muitos alunos não conseguem ter uma média final que lhes permita entrar no curso e na faculdade que desejam devido à disciplina de Educação Física. Quando isto acontece, os alunos têm de se deslocar para faculdades mais distantes da sua casa ou mesmo recorrer a outros países onde as médias de entrada em diversos cursos não são tão elevadas. Sendo assim, é exigido às famílias dos estudantes um maior esforço financeiro o que, eventualmente, poderá resultar numa desistência dos estudos por falta de meios para os financiar. Por outro lado, os alunos podem não entrar no curso que desejam e acabar numa profissão com a qual não se identificam, vivendo frustrados toda a vida.
- Todos os alunos são diferentes fisica e anatomicamente. Não sendo criados perfis físicos de cada um, a avaliação é feita de igual modo para todos os alunos. Ora, deste modo, um aluno menos favorecido a nível físico ou que nunca praticou desporto extra-curricular (nomeadamente por motivos financeiros) será sempre prejudicado na sua nota pois o seu perfil não o permite chegar a um nível mais elevado. As médias de entrada na faculdade destes alunos serão assim sempre prejudicadas, o que não faz sentido, visto que não é uma disciplina necessária à profissão que se vai seguir.
- Compete ao Estado e às escolas incentivar e promover a prática de exercício físico. Nos moldes em que Educação Física se encontra hoje em dia, os alunos vivem obcecados com o objectivo de atingir uma boa classificação nesta disciplina com vista a salvaguardar a sua média e entrar assim na faculdade e curso que desejam. Assim, vêem a disciplina como um obstáculo ao seu sucesso e não como algo positivo. Está-se, assim, a criar uma má relação entre muitos jovens e o exercício físico.




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 14 julho 2010
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
400 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.