Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Queremos Centro de Saúde Novo em Sines

Para: Deputados da Assembleia da República, Presidente da Câmara Municipal de Sines, Dr.Manuel Coelho, Dr.ª Maria Cecília Gil Lopes, Coordenadora do Centro de Saúde de Sines, Ministra da Saúde, Dr.ª Ana Jorge e Dr.ª Rosa Matos, Presidente do Conselho Directivo da ARSA, I.P.

Sines é uma cidade que dentro do contexto económico nacional é de vital importância, devido a proliferação das indústrias neste concelho. Tal importância não se reflecte na qualidade de vida dos seus cidadãos, em especial no campo da saúde. O actual centro de saúde de Sines localizado na Rua Júlio G Silva 1 - A em Sines, não possui as condições minimamente exigíveis para satisfazer a população desta cidade. Ter condições de saúde é um direito que todos os Portugueses tem direito, e os cidadãos de Sines não são excepção.

De acordo com a Constituição Portuguesa:
Decreto-Lei nº 60/2003, de 1 de Abril, apresenta alguns aspectos de realçar. Assim, o artigo 6º, estabelece:
O artigo 6º, refere serem objectivos dos centros de saúde, “dar resposta às necessidades de saúde da população abrangida, incluindo a promoção e a vigilância da saúde, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença, através do planeamento e da prestação de cuidados ao indivíduo, à família e à comunidade, bem como o desenvolvimento de actividades específicas dirigidas às situações de maior risco ou vulnerabilidade de saúde”.
O SNS (Serviço Nacional de Saúde) é pago por todos os contribuintes, e para além do direito de assegurar o direito a saúde, deve também ter a obrigação de fazer com que haja o melhor de condições possíveis para que tal aconteça, e neste momento Sines não tem meios e estruturas adequadas para ter uma assistência a saúde de uma forma eficaz e simplificada.

O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sines, Dr. Manuel Coelho Carvalho, que desde 1997 é Presidente de Sines, já devia ter feito o possível e impossível para que tal Centro de Saúde já fosse realidade. De acordo com o seu programa eleitoral, na Parte II, Ponto 2.

II. Sines, com cuidados de saúde acessíveis a todos e ambientalmente seguro
A saúde é um direito de todos. Em Sines, é também uma preocupação de todos, principalmente pela falta de médicos e de serviços eficientes, que respondam às necessidades das pessoas.
2. Concretizar o protocolo de parceria com o Ministério da Saúde, garantindo a construção do Centro de Saúde, através do terreno disponibilizado e do apoio à construção de um novo Centro de Saúde, com bons serviços, incluído serviço de fisioterapia


Sendo o Sr. Presidente, um médico de profissão, já deveria ter tido noção da importância deste investimento, porque de 1997 a 2010, já são 13 anos de distância, apesar de após ter sido eleito tenha díto:
Sado2000 – Comunicação e Audiovisual, SA

Em http://sado2000.pt/content/presidente-da-camara-de-sines-quer-novo-centro-de-saude-e-acessibilidades

Quarta, 04/11/2009 - 10:41
“Alguns dos projectos mais decisivos estão na esfera da Administração Central, que são as acessibilidades e o Centro de Saúde, para os quais estamos abertos para parcerias, com a disponibilidade de terrenos ou outros apoios”, disse Manuel Coelho, que tomou posse ontem à noite".


De acordo com o QREN (Quadro de Referencia Estratégico Operacional), no Programa Operacional do Alentejo 2007 – 2013, no Ponto 4, PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL ALENTEJO, no Ponto 4.3 – Eixos Prioritários na subsecção 4.3.2 – Desenvolvimento Urbano na pagina 90 deste mesmo Programa o seguinte e cito:
“No plano do financiamento da regeneração urbana, o relatório ilustra a possibilidade de recurso a diversos mecanismos financeiros, além dos fundos estruturais. São os casos: de parcerias público-privadas na criação de infra-estruturas e na dotação de serviços (água, resíduos, transportes, saúde, turismo, habitação, …); da existência de novas iniciativas comunitárias (em especial, o JESSICA); de financiamentos através do Banco Europeu de Investimentos; contribuições do sector privado e do sistema financeiro; entre outros.”

Sendo a Saúde, um ponto previsto no QREN, e existindo de acordo com o ponto 4.4 Programação Financeira e cito:

“A repartição orçamental do FEDER por Eixo Prioritário é a seguinte: … 15,12% para o EP4 – 131.413.521 euros; … “

A pergunta que fica é: Se existe terreno e apoios, que falta mais?

É por todos estes motivos e mais alguns que poderiam ser mencionados, que peço a todos os Sineenses e não só que contribuam com a vossa “assinatura” para esta Petição Pública de modo a termos algo que nos pertence (Porque pagamos o SNS) e que nos foi prometido por mais que uma vez, pelo actual executivo da Câmara Municipal de Sines.

Sines agradece e os Sineenses também.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 11 junho 2010
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
110 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.