Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição VOLTAR A TER TOUROS NA CARLOS RELVAS EM SETÚBAL

Para: Presidente da Câmara Municipal de Setúbal; Presidente da Assembleia Municipal de Setúbal

Exm.ª Senhora Presidente da Câmara Municipal de Setúbal:
Exm.º Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Setúbal:

Conforme o preâmbulo do Decreto-Lei 306/91 de 17 Agosto “A Tauromaquia é, indiscutivelmente, parte integrante do património e da cultura popular portuguesa”.
Por esse motivo e dado o facto desta tradição estar de tal forma enraizada na Cultura e Identidade Portuguesa, foi criada recentemente, uma secção de Tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura.

A Tauromaquia é igualmente, parte integrante do património cultural da cidade de Setúbal.
De tal modo, que em 15 de Setembro de 1889, foi inaugurada a Praça de Touros de Setúbal, denominada primitivamente de “D. Carlos”. Após a implantação de República, passou a denominar-se Praça de Touros Carlos Relvas.

Nos últimos tempos, tem-se vindo a assistir à degradação da mesma, sendo que deixou de ter condições para acolher qualquer tipo de espectáculo, tauromáquico ou de qualquer outra natureza.

Revitalizar e maximizar as potencialidades da Praça de Touros de Setúbal, prestes a completar 121 anos de existência, foi a pretensão que levou a propriedade da centenária praça, a entregar uma proposta de viabilização junto do Departamento Urbanístico da Câmara de Setúbal, em 29 de Novembro de 2007.
A 22 de Junho de 2009, a sessão pública camarária deu parecer favorável ao projecto de reabilitação da Praça de Touros “Carlos Relvas”, sendo que todas as forças políticas, com assento camarário, aprovaram o projecto.

Estava dado o passo necessário para que a centenária Praça, pudesse acolher todo o tipo de espectáculos, e não apenas tauromáquicos, à semelhança do que tem acontecido com outras praças congéneres do país, sendo o maior exemplo, a do Campo Pequeno em Lisboa.
Transformando-se assim numa Praça Cultural, um espaço multi-usos de extrema importância para a cidade de Setúbal, uma vez que nada de parecido existe, e transformando a mesma num pólo central e de visitas.

No entanto, desde a data de aprovação do projecto, que nada se faz, continuando a Praça encerrada ao público.

Os Peticionários, pretendem deste modo mostrar o seu descontentamento, pela forma como o município está a tratar este imóvel.
Imóvel, este que é parte integrante da cultura tauromáquica colectiva, histórica e da identidade setubalense.

Pelo exposto, vêm os abaixo assinados exercer o seu direito de petição, com o intuito de chamar a atenção de V. Exas. para esta situação, e devolver a Setúbal e à sua Praça a dignidade há tanto reclamada e prometida, transformando-a num espaço agradável e multi-cultural.





Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
100 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.