Petição Piscina Olimpica na Costa de Caparica!
Para: Assembleia da Republica, Primeiro Ministro
Pelo Desenvolvimento da Natação de Competição e Desenvolvimento do Turismo da Costa de Caparica
Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia da República,
No concelho de Almada/Seixal existem alguns clubes de natação de competição que para poderem treinar em piscina de 50m, têm de se deslocar a Lisboa, às piscinas publicas ou privadas (Belenenses, E.U.L. e Estádio do Jamor) em horários pouco apropriados e com custos elevados.
Existem no País clubes, que nem isso tem, mas o facto, é que nós temos no Concelho uma piscina de 50m subaproveitada, pertencente à Fundação Inatel.
Piscina essa que em tempos foi usada para treinos e até algumas provas.
Não é coberta, nem aquecida, não tem bancadas e seria realmente necessário um grande investimento para a pôr ao nível das piscinas Olímpicas do País.
Mas o reconhecimento da modalidade ao nível do distrito, a mais-valia para os clubes, a ajuda ao desenvolvimento Turístico da Região e o incentivo aos pais e atletas compensariam com toda a certeza o investimento.
Sendo a Costa de Caparica a 20Km de Lisboa e com a beleza e clima naturais e indicados para grandes provas a nível Internacional é realmente uma questão difícil de ignorar por mais tempo!
A Fundação Inatel, já se mostrou receptiva à ideia da criação de um protocolo com a Autarquia, a fim de rentabilizar a piscina de 50m do Inatel da Costa de Caparica.
Na Câmara Municipal de Almada existe a intenção de a médio prazo construir uma piscina de 25m "tanque" na Costa de Caparica.
Apesar de as 2 já existentes serem próximas uma da outra, a verdade é que a Costa de Caparica por ter em grande maioria habitantes recenseados noutro lado, (2ª habitação) está previsto um primeiro investimento no Monte da Caparica.
Como é do conhecimento público apesar do grande número de habitantes, o nível económico da Freguesia do Monte de Caparica é bastante baixo, sendo a Freguesia maioritariamente constituída por habitações sociais.
Carece de outras infra-estruturas que não uma piscina (correndo o risco de em pouco tempo estar toda destruída por vandalismo).
É claro que um investimento desta envergadura, apesar da boa vontade demonstrada pela Autarquia e pela Fundação Inatel, não será com certeza suficiente.
Neste sentido apelo a V. Exas. Srs. Membros da Assembleia da Republica, que reúnam as partes que por interesse e obrigação tem o poder de ajudar neste processo, tais como o IDP, ANL, FPN, Fundação Inatel, Câmara Municipal de Almada, Junta de Freguesia da Costa de Caparica, o Comité Olímpico Português, o Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, os responsáveis Técnicos dos Clubes da Região, e todos aqueles que de alguma forma possam ser intervenientes neste processo.
Os signatários