Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição PEPAC-PSICOLOGIA CLÍNICA PEDIDO DE REAVALIAÇÃO DE POSICIONAMENTO

Para: Psicólogos Clínicos licenciados pré-bolonha e mestrados pós bolonha

O recém criado PEPAC-Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública e local está a gerar polémica entre os licenciados em Psicologia. Vagas para locais como Centros de Saúde, Instituições que acolhem pessoas com necessidades especiais, Instituto de Reinserção Social, entre outros estão a ser competidas com licenciados em Ciências Sociais e Humanas, sem qualquer especificação, nem formação e sensibilidade em áreas tão delicadas como a saúde mental, o apoio a comunidades carenciadas e populações com necessidades especiais, como deficientes auditivos, mentais ou crianças e jovens em risco, algumas das vagas são ocupadas por psicólogos organizacionais, ou licenciados em 1.ºciclo e recursos humanos.

Recorde-se que as licenciaturas em Psicologia a partir de 2006/2007 sofreram alterações derivadas do acordo de Bolonha, sendo que o aluno tem 3 anos de curso que é agora a licenciatura que o habilitam a assistente de psicólogo, e mestrado integrado, onde o referido aluno frequenta mais 2 anos, e torna-se especialista em determinada área como clínica ou educacional, sendo que no anterior regime pré bolonha, o licenciado era obrigado a estudar 5 anos, com estágio obrigatório não remunerado e realizar tese de final de curso. Sendo assim, os licenciados do bolonha estão a ser beneficiados vistos como tendo mestrado, enquanto estudaram tantos anos quantos os licenciados em antigo regime.

O descontentamento é geral é visível no Forúm de Psicologia em www.psicologia.com.pt/forum, onde os psicólogos apresentam a sua revolta e ameaçam manifestar-se sobre as mais diferentes formas de protesto, uma classe sem benefícios, com trabalhos precários, na qual só este ano foi criada oficialmente a Ordem dos Psicólogos que contou com 15 mil inscrições até Fevereiro do corrente ano, altura exigida pela ordem para as inscrições dos psicólogos que quisessem participar nas eleições dos órgãos regentes.

Milhares de psicólogos encontram-se desempregados, ou a trabalharem em empregos precários com estágios que se prorrogam no tempo indeterminado sem receber qualquer remuneração, ou a recibos verdes, poucos são aqueles contratados e escassos os efectivos, num país em crise, em que em cada 3 pessoas, uma sofre de patologia mental, num país em que a abstenção laboral se deve em maior parte a depressões e problemas ansiogénicos e fóbicos.

É pois urgente actuar, solicitamos assim a reavaliação dos candidatos à área da Psicologia Clínica, sendo que os licenciados em pré-bolonha devem ter prioridade em relação ao licenciados pós bolonha, sendo que estes só serão equiparados aos licenciados do antigo regime, se possuírem mestrado integrado. Bem como solicita-se que são excluídos das listas todos aqueles que apresentam habilitação imprópria para o exercício da actividade de Psicologia Clínica, sendo que os licenciados nos ramos organizacional, social ou educacional não deveram ser beneficiados em detrimento dos Psicólogos Clínicos.

Solicita-se reavaliação das listas de posicionamento de candidatos.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 29 abril 2010
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
13 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.