Petição Movimento Cívico contra a falta de Educação, Cívismo e Fair Play no Futebol Nacional
Para: Federação Portuguesa de Futebol, Governo e Clubes de Futebol
O jogo da final da Taça da Liga de Futebol, veio provar, uma vez mais, a necessidade da sociedade civil se "revoltar", contra a indiferença dos responsáveis pelo desporto em Portugal, perante a falta de educação, civismo e fair play no futebol nacional.
É inadmíssível a forma como os jogadores da primeira liga, falam e hajem em campo, no tratamento com os adversários, árbitros e até colegas. Um jogo de futebol é mais perigoso e obsceno, que um encontro de Rugby ou um filme violento.
É por causa da indiferença que esta situação se torna normal. E é contra esta "normalidade" que é necessário alertar consciências e mudar.
Como exemplo, proponho a imediata suspensão de convocatória para a selecção nacional do jogador Bruno Alves, pelo péssimo exemplo de desportivismo dado no jogo de 21 Março de 2010, no encontro Benfica - Porto, final da Taça da Liga. E à condenação à frequência de um módulo de formação cívica, para mudança de carácter e aprendizagem de linguagem própria para o relacionamento público. Uma medida a aplicar a todos os profissionais, sem excepção. Jogadores, Dirigentes, Staff Técnico, Treinadores, Etc.
Nos jogos de futebol transmitidos pela televisão, aplicar ainda pena acessória com a suspensão de jogos, aos utilizadores de linguagem obscena. No caso de utilização de palavra "muito grave", 1 jogo de suspensão e multa. Na utilização de 2 "pavavras graves", 1 jogo de suspensão e multa.
Se alguém tiver mais ideias, que complementem esta ideia ou ajudem a mudar a educação destes profissionais, para que de facto sejam um verdadeiro exemplo para os nossos filhos, acrescentem a esta petição.