Petição Reabertura do Serviço de Doenças Infectocontagiosas (HDDI)

Para: Ministério da Saúde

Os peticionários, abaixo-assinados, vêm requerer que seja reaberto o Serviço específico para doentes infectados com o HIV/Sida, HDDI (Serviço de Doenças Infectocontagiosas), funcionava no Hospital de Cascais, e foi encerrado com a transição deste Hospital para as novas instalações em Alcabideche, em 26 de Fevereiro de 2010.

Este Serviço destinado aos doentes infectados com HIV/Sida era dirigido de forma exemplar pelo Sr Doutor José Vera, e sua equipa – que muito fez para que não fechasse, sem conseguir evitar. Para além do médico da especialidade, tinha ainda uma psicóloga, uma ginecologista, duas enfermeiras, técnicas analistas, duas assistentes administrativas (recepcionistas), esta equipa permitia um atendimento personalizado de referência aos doentes e familiares que a ele se dirigiam, conhecendo os utentes pelo nome, a sua história clínica e muito da vida privada. Eram uma segunda família que garantia o acompanhamento personalizado, um doente deste tipo necessita.

No passado dia 26 de Fevereiro deixou de existir tudo isto. Os doentes infectados com HIV/Sida passaram a ter atendimento no serviço geral de consultas externas, perdendo a rede de apoio psicológico e afectivo. Passaram a estar sujeitos a atendimento geral, e assim expostos a toda a discriminação que pode atingir doentes infectados com HIV/Sida, quando assumem a sua doença perante pessoas que não formadas especificamente para este acompanhamento.

Por isso solicitamos que esse serviço seja reaberto, a bem dos doentes e de um atendimento de excelência, que existia e agora acabou.

Esta petição foi criada em 28 Fevereiro 2010