Petição Pela dignificação dos profissionais da informação documentação e arquivo

Para: Bibliotecários, Técnicos de biblioteca, informação e documentação, Estudantes

• Pela dignificação dos profissionais da informação documentação e arquivo, responsáveis pela organização, disponibilização e difusão do conhecimento ao longo de gerações;
• Pelo acompanhamento, análise e selecção de recursos, cada vez mais necessário face ao crescimento exponencial da informação que exige a presença de técnicos responsáveis e com formação;
• Pelas nossas crianças e jovens das escolas que precisam cada vez mais de apoio especializado;
• Pelas muitas centenas de técnicos profissionais de biblioteca e bibliotecários que estão desempregados ou a exercer outras funções;
• Por todos os estudantes de biblioteconomia que vêem também o seu futuro profissional incerto.
...

Solicitamos aos responsáveis (Ministras ou Ministros) da Educação e Ensino Superior que:

Suspenda de imediato a colocação dos "professores bibliotecários" nas bibliotecas escolares do país uma vez que representam um retrocesso face às exigências actuais de um profissional actual da informação e documentação.

Os "professores bibliotecários" não aplicam nenhuma fase do tratamento documental, apenas gerem as bibliotecas e com o trabalho todo feito por técnicos de biblioteca.

Os "professores bibliotecários" lembram os velhos polícias de biblioteca ou o funcionário público incapaz, despejado na biblioteca.

Faça colocar nas bibliotecas escolares, profissionais com formação específica em biblioteconomia ou informação e documentação.

A BEM DAS NOSSAS CRIANÇAS, PELAS PROPINAS PAGAS PELOS ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, PELOS PROFISSIONAIS ENGANADOS, POR CARREIRAS JUSTAS...

PEDIMOS-LHE QUE ASSINE ESTA PETIÇÃO

Esta petição foi criada em 12 Fevereiro 2010