Petição Por um ensino de qualidade

Para: Direcção do Instituto Politécnico de Leiria

Os signatários abaixo indicados vêm por este meio expressar seu profundo pesar e desagrado pelo recente saneamento administrativo do Professor Doutor Luis Barbosa Rodrigues do Departamento de Ciências Jurídicas da ESTG.
Poderá V. Exa. não concordar com a expressão “saneamento administrativo”, preferindo outro eufemismo mais próprio dos tempos modernos e não este, utilizado vulgarmente em períodos mais conturbados do passado recente do ensino em Portugal. Terá decerto assim V. Exa. um mais indicado, como “dispensa de serviço”, “não renovação contratual”, ou outro termo jurídico mais aceitável e formalmente adequado, mas infelizmente, para os signatários, não passará de uma forma de esconder uma medida que, decerto correcta do ponto de vista jurídico-administrativo, é incompreensível do ponto académico.
Terá igualmente V. Exa. decerto muitas e válidas razões do ponto de vista da gestão económico-financeira desta ilustre escola, mas nenhuma do ponto de vista pedagógico.
Não é pretensão dos signatários levar ao seu conhecimento as competências humanas, técnicas, pedagógicas e científicas do Professor Doutor Luis Barbosa Rodrigues; primeiro porque semelhante tarefa não nos foi encomendada por ele, segundo porque sendo professor deste Instituto à quatro anos, estas competências são públicas e reconhecidas por muitos que com ele privaram nesse período (e por certo também reconhecidas por V. Exa.), e por último por ser o Dr Luis Rodrigues uma referência pública na sua área cientifica, com inúmeros trabalhos e publicações.
Numa altura em que no ensino universitário português, por excesso de oferta de escolas e cursos, se luta por distinção e prestigio como forma de sobrevivência, e sendo a preparação e reputação científica do corpo docente forma privilegiada de excelência, vêm os signatários manifestar a sua incompreensão e desalento por uma medida que deixa o Instituto Politécnico de Leira mais pobre, e que por isso não deixa de afectar negativamente todos os alunos que optaram por obter formação nesta escola, especialmente os de Ciências Jurídicas, e que investem o seu tempo e dinheiro na esperança de ver o seu esforço reconhecido futuramente no mercado de trabalho.

Esta petição foi criada em 27 janeiro 2010