Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Direito a refeições decentes - mau funcionamento da firma de Catering UNISELF

Para: Ministério da Educação, DREL, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, Agrupamento de Escolas de Sintra, Câmara Municipal de Sintra, UNISELF

Exmos. Srs.,

os Encarregados de Educação dos alunos da Escola D. Carlos I em Lourel – Sintra, abaixo assinados, e por não terem encontrado solução junto ao Conselho Directivo do referido estabelecimento de ensino, vêm por este meio expressar a sua insatisfação pela má qualidade dos serviços prestados pela empresa Uniself - Sociedade de Restaurantes Públicos e Privados SA, com sede em S. Julião do Tojal – Lisboa.
Depois de variadíssimas confirmações feitas “in loco” pelos Encarregados de Educação que se dirigiram ao refeitório, na tentativa de apurar a veracidade dos factos relatados por muitos alunos (do 5º ao 9º ano), bem assim como, por outros elementos desta comunidade escolar, chegou-se às seguintes conclusões:

No inicio a comida era aceitável.

• Os alunos esperam uma média de 30 minutos para conseguirem ser servidos.
• A comida é insuficiente, sendo que na maioria dos dias o que está estipulado na ementa não chega para o número de alunos e tem de ser substituída à pressa, por um segundo prato. Assim mesmo, a comida é deixada quase na totalidade nos pratos, devido à lamentável qualidade, apresentação e/ou sabor!
• A comida tem mau aspecto, especialmente o puré e as saladas que são quase migadas.
• Em relação ao sabor das refeições, ou não sabem a nada ou sabem a queimado.
• Os legumes estão muitas vezes quase crus, sendo que no caso das batatas, estas estão praticamente em puré.
• A fruta está frequentemente ainda verde para consumo ou madura demais, chegando a apresentar partes incomestíveis.
• A falta de higiene no refeitório é marcante. Actualmente, os alunos que não consigam entrar no refeitório antes das 13:15 já não têm disponíveis toalhetes de papel para os tabuleiros. Assim, os alunos têm de pousar talheres e fruta directamente nos ditos tabuleiros anteriormente utilizados por dezenas de outras pessoas. A bem da verdade, os alunos reconhecem que os mesmos se apresentam por vezes molhados, pelo que se acredita terem sido limpos a pano, mas não chega!
• Os talheres estão em recipientes e não individualizados, como manda a lei, e é frequente ver alunos a remexer nos mesmos, procurando quem sabe, os que são mais do seu agrado, com toda a certeza com as mãos devidamente limpas…
Os pacotes individualizados para os talheres deixaram mesmo de existir neste refeitório.

Em suma, os únicos alimentos satisfatórios são as sopas (mas nem sempre) e os iogurtes, o que é manifestamente insuficiente para uma alimentação equilibrada.

Todos sabemos que cozinhar bem, com alimentos em condições e com cuidados de higiene, não é fácil, mas numa empresa especializada nestes serviços e certificada pela “British Retail Consortium” até Julho de 2010, é inaceitável, tanto mais nos casos em que o público-alvo são crianças.

Tendo em conta que, infelizmente para algumas crianças esta é a única refeição supostamente equilibrada que têm durante o todo dia, torna-se ainda mais gritante o acima exposto e a consequente resolução dos mesmos.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 23 janeiro 2010
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
59 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.