Petição pela defesa do Red Bull Air Race no Douro!

Para: Ex.mos Presidentes das Câmaras Municipais de Porto e Vila Nova de Gaia.

Recentes notícias vindas a público dão conta que existirão negociações para que o evento Red Bull Air Race se transfira do seu actual local de prova no rio Douro, para o rio Tejo. Face a esta possibilidade, os subscritores desta petição vêm manifestar o seu repúdio por esta eventual deslocação, bem como afirmar o seu apoio às entidades envolvidas neste projecto, nomeadamente os Ex. Mos Senhores Presidentes das Câmaras de Porto e de Vila Nova de Gaia, e demais responsáveis das entidades oficiais, na sua determinação e esforços de que a prova Red Bull Air Race se continue a realizar nas margens do rio Douro, como tem sido habitual.

O empenho, rigor e qualidade com que todas as entidades se têm envolvido neste projecto, tem sido correspondido por uma adesão entusiástica e maciça de espectadores, contribuindo para o inegável sucesso da prova Red Bull Air Race no rio Douro, que na última edição levou um milhão de espectadores às suas margens!

Este evento já se constituiu como um factor de desenvolvimento económico essencial para a economia Local e Regional, bem como para a afirmação e divulgação do turismo do Douro e região Norte, atraindo todos os anos centenas de milhares de turistas nacionais e estrangeiros, para uma região que actualmente se encontra em grave estagnação económica e socialmente deprimida. Retirarem-nos o evento Red Bull Air Race das margens do Douro, é condenar e asfixiar a região Norte de Portugal e seu turismo e irá desprezar e desperdiçar os recursos e investimentos já realizados, nestas provas.

Pela defesa da nossa economia local, pela defesa do turismo no Douro e Norte de Portugal, pela capacidade e qualidade de organização, pela indignação e protesto por uma eventual atitude de descriminação praticada pelo Estado, pela defesa do espectáculo e das óptimas condições que as margens de Porto e Gaia proporcionam, vimos convidar a que se junte neste protesto, através da subscrição desta petição. Temos direito à indignação!

Esta petição foi criada em 04 dezembro 2009