Para: Assembleia da República;Ministério de Educação; Primeiro-Ministro; Direcção Geral de Recursos Humanos e Educativos

No âmbito do trabalho da disciplina Área de Projecto, os alunos Carla Viegas, Helena Gaspar, João Santos e Marta Fidalgo do 12º ano, turma A da Escola Secundária de Bocage, pretendem desenvolver o seu projecto na área da educação e sensibilização para a música.
Partindo do pressuposto de que a Educação Musical é uma disciplina essencial para a formação de qualquer estudante, defendemos que todos deveriam ter acesso durante o seu percurso escolar. Tal como a Educação Física treina o corpo, usando jogos e desportos, a Educação Musical treina a mente e o aparelho auditivo, estimulando a nossa inteligência, criatividade e memória. Consideramos que seja importante a implementação desta até ao 9º ano do 3º ciclo, uma vez que neste momento é apenas leccionada até ao 6º ano do mesmo. Pretendemos que a Educação Musical seja considerada disciplina de opção no 9º ano, à semelhança da Educação Tecnológica, Educação Visual e Artes e Ofícios.
Tencionamos que a disciplina seja dinâmica baseada no uso de suportes auditivos e videográficos, que desenvolvem não só os domínios cognitivo, mas também o comportamento social dos alunos através da interacção dos mesmos. O objectivo deve ser alargar os conhecimentos gerais da música, que faz parte da cultura geral e do património de um povo.
O grupo tem prevista a realização de actividades - "Lugares da Música"- com a finalidade de estimular a comunidade educativa, dando-lhes oportunidade de explorar géneros musicais e aprender a ouvir.
Pedimos a sua colaboração para a concretização deste projecto!

Petição Implementação de Educação Musical no currículo do Ensino Básico até ao 9º ano, para Assembleia da República;Ministério de Educação; Primeiro-Ministro; Direcção Geral de Recursos Humanos e Educativos foi criada por: Escola Seundária de Bocage.
Esta petição foi criada em 25 novembro 2009